Química experimental equilíbrio químico

Páginas: 7 (1680 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Aluno: Luisa Helena e Junia Souza
Professor: Ricardo
Turma: S2B

Relatório referente à Experiência 5 : Equilíbrio Químico

Resumo

Muitas reações químicas não se completam, mas, em vez disso, aproximam-se de um estado de equilíbrio no quais as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar, atingindo um equilíbrio químico. Tal equilíbrio ocorrequando as reações direta e inversa acontecem com velocidades iguais: a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos.
Buscou-se, com a prática realizada, estudar o equilíbrio de algumas reações químicas, através da observação da mudança de características macroscópicas, como a coloração.Procurou-se observar também o deslocamento do equilíbrio químico de acordo com o Princípio de Le Châtelier, que pode ser exposto como: se um sistema em equilíbrio é perturbado por uma variação na temperatura, pressão ou concentração de um dos componentes, o sistema deslocará sua posição de equilíbrio de tal forma a neutralizar o efeito do distúrbio. 1

Introdução

Um equilíbrio químico é asituação na qual a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação se mantém constante ao longo do tempo.
Ao menos teoricamente, toda reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa ocontrário (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais, logo que certa quantidade de produto é formada, essa torna a dar origem ao reagente; essas reações são ditas reversíveis. O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis.
Um exemplo de reação reversível é a da produção da amôniaa partir de gás hidrogênio e gás nitrogênio (síntese de Haber):

NH3 + 3 H2 ↔ 2 NH3

Nesta reação, quando as moléculas de nitrogênio e as de hidrogênio colidem entre si há certa chance da reação entre elas ocorrer, assim como quando moléculas de amônia colidem entre si há certa chance de elas se dissociarem e de se reorganizarem em H2 e N2.
No início do processo, quando há apenas umamistura de hidrogênio e nitrogênio, as chances das moléculas dos reagentes (H2 e N2) colidirem é máxima, o que fará com que a taxa (ou velocidade) com que a reação ocorre também seja máxima. Porém, á medida com que a reação se processa o número de moléculas de hidrogênio e de nitrogênio diminui, reduzindo dessa forma as chances de elas colidirem entre si e, conseqüentemente, a velocidade desse sentidoda reação. Por outro lado, com o avançar da reação, o número de moléculas de amônia vai aumentando, o que faz com que cresçam as chances de elas colidirem e formarem hidrogênio e nitrogênio, elevando assim a velocidade desse sentido da reação. Por fim, chegará um momento em que tanto a velocidade de um sentido quanto a do outro serão idênticas, nesse ponto nenhuma das velocidades variará mais (seforem mantidas as condições do sistema onde a reação se processa) e ter-se-á atingido o equilíbrio químico.
Deve-se salientar que, quando uma reação atinge o equilíbrio, ela não pára. Ela continua se processando, porém, as reações direta e inversa ocorrem à mesma velocidade, e desse jeito, a proporção entre os reagentes e os produtos não varia. Por outras palavras, estamos na presença de umequilíbrio dinâmico (e não de um equilíbrio estático).
Uma vez atingido o equilíbrio, a proporção entre os reagentes e os produtos pode ser descrita por meio de uma relação matemática, mostrada a seguir através de uma reação genérica:

aA + bB → yY + zZ,

onde A, B, Y e Z representam as espécies químicas envolvidas e a, b, y e z os respectivos coeficientes estequiométricos. A fórmula que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica experimental ufmg equilibrio quimico
  • EQUILIBRIO QUIMICO E CINÉTICA QUÍMICA
  • Relatório de Química equilíbrio químico
  • equilíbrio químico e química organica
  • Química analítica
  • Quimica equilibrio quimico
  • Relatorio de quimica equilibrio quimico
  • relatorio de quimica equilibrio quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!