Química ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Impactos ambientais no solo
Erosão na zona urbana:
A erosão corresponde a uma parte do ciclo natural das paisagens e, em alguns casos, também há desmoronamento causado pela interação dos elementos da natureza. Contudo, com o aumento exponencial da população, principalmente o ocorrido entre as décadas de 60 e 80 (Brasil), e com a dinâmica de migração, constatou-se uma concentração populacionalurbana muito além do que a infraestrutura das cidades, sobretudo das capitais, pôde suportar. Uma das principais consequências são as moradias em locais inadequados, como encostas de morros. Para que haja a então expansão urbana – desordenada – vastas áreas de encostas são desmatadas. Estando o solo descoberto, a precipitação (chuvas) incide diretamente neste, removendo o material superficial einfiltrando sub superficialmente, o que retira também os compostos de consistência (argila, por exemplo) e, assim, desestrutura-o e causa deslizamentos.
A erosão urbana é um dos principais problemas ambientais que afetam as cidades. Ela assume formas assustadoras, destruindo a infraestrutura (ruas, guias, sarjetas, redes de água e esgoto, etc.), causando assoreamento nos reservatórios e leito dosrios, e agravando mais as enchentes. A ocupação intensa dos terrenos próximos às erosões multiplica os riscos de acidentes. Além disso, geralmente as grandes erosões (denominadas voçorocas) se tornam áreas de despejo de lixo, transformando em focos de doenças.
Agropecuária e erosão
No âmbito rural, a erosão é causada, principalmente, pelo inadequado manejo agrícola. Muitos trabalhadores ruraisutilizam técnicas arcaicas, como as queimadas da agricultura itinerante, que empobrecem o solo com a carbonização excessiva e induzida. Outros usam, amplamente, adubos químicos; estes, por sua vez, causam a expansão celular (as membranas ficam mais finas) dos vegetais cultivados e com isso aumentam muito o seu teor de água, deixando o ambiente suscetível a pragas. Além disso, a maior parte doscomponentes do adubo químico são lixiviados para lagos, rios e lençóis freáticos, poluindo-os, ou permanecem um pouco mais de tempo no local onde foi colocado, reagindo em meio aquoso, interferindo na salinidade e modificando a estrutura físico-química, o que facilita o transporte das partículas de solo. Além disso, muitos cultivos são feitos em formas lineares que seguem o sentido da encosta oudeclive, o que, juntamente com o arejamento, proporciona condições desfavoráveis à fixação do solo entre as “linhas de cultivo”, principalmente mediante as chuvas.


Poluição: lixo nos solos
Com o aumento da industrialização, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados. Ao mesmo tempo, o crescimentoacelerado das cidades fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações.
Hoje, no Brasil, são produzidas cerca de 80.000 toneladas de lixo por dia. Dessa quantidade enorme, apenas 42.000 toneladas são coletadas; o resto é jogado em terrenos baldios, rios,enterrado, queimado etc. Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 12.000 toneladas de lixo por dia. Atualmente, a maior parte desse lixo coletado é depositada em aterros, "lixões" que nem sempre obedecem aos padrões de segurança e higiene, compondo de modo indesejado a paisagem e gerando mau-cheiro, presença de animais nocivos e doenças. Isso leva na verdade a dois problemas principais otratamento dessa enorme quantidade de lixo e o desperdício de recursos naturais. Uma direção para lidarmos com o lixo é dada pela redução e reciclagem.
- Impactos ambientais na água
Poluição de rios e lagos
O processo de poluição dos rios e lagos se devem à quantidade de “alimentos” lançados nas águas. Os esgotos domésticos, muitos tipos de resíduos industriais, os dejetos agrícolas e especialmente...
tracking img