QTCompReprodutivo

420 palavras 2 páginas
Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Assis

Discentes: Felipe Bertolini Gustavo Henrique Silva Docente: Miriam Andrade Marcus Vinicius O. Coscia Ronie O. Branco

Disciplina: Psicobiologia
Turma: XXV

ESTUDO DIRIGIDO – COMPORTAMENTO REPRODUTIVO

Textos:
CARLSON, N.R. Comportamento Reprodutivo. In: CARLSON, N.R. Fisiologia do Comportamento. Capítulo 10, 7ª edição. Editora Manole, Barueri, 2001, p.320-332.
LENT, R. Motivação para Sobreviver: Hipotálamo, Homeostasia e o Controle de Comportamentos Motivados. In: LENT, R. Cem bilhões de Neurônios. Capítulo 15. São Paulo: Atheneu, 2010.

1. Diferencie os termos: “sexo biológico”, “identidade de gênero” e “orientação sexual”.

R: O sexo biológico é definido pelas características que o indivíduo possui ao nascer, envolvendo as especificidades posteriores que diferenciam o corpo na fase da puberdade e na adolescência, mediada pela secreção de diferentes hormônios secretados pela Hipófise sobre as gônadas. Estas por sua vez, secretam hormônios gonadotróficos, sendo estes os mediadores dos caracteres sexuais masculinos e femininos.
A identidade de gênero está entrelaçada a cultura e a “essência do ser”, onde os caracteres biológicos sexuais não são suficientes para designar um indivíduo como homem ou mulher. Segundo esta concepção, o sujeito se sente homem ou mulher.
A Orientação Sexual envolve a conduta que uma pessoa detêm para a escolha de seu parceiro(a). De forma involuntária, por ação de diversos mecanismos moduladores do SNC, um indivíduo poder ser hetero, homo ou bissexual.

2. Utilizando o exemplo abaixo, explique quais eram: o sexo biológico, a identidade de gênero e a orientação de gênero de Bruce/Brenda.

R: O Sexo biológico da criança era masculino, uma vez que ele apresentava os caracteres normais para este sexo, até o incidente ocorrido durante a

Relacionados