Qr code: tecnologia móvel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QR CODE: TECNOLOGIA MÓVEL

Paulo Roberto Paludo[1]
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a aplicabilidade da tecnologia QR Code por meio de um estudo de caso no supermercado Super Fácil. Para isso, foi estudada a tecnologia QR Code e o processo de automação comercial para compreender o funcionamento básico da crepitação e decriptação de códigos. Além disso, o artigo apresenta aaplicabilidade tecnológica deste código num website adaptado para proceder aos testes tecnológicos. Por fim, cabe salientar que no Trabalho de Conclusão de Curso III serão apresentados os testes com usuários finais.
Palavras-Chave: QR CODE. Tecnologia Móvel. Automação Comercial.

1 INTRODUÇÃO

Devido ao avanço tecnológico, com a necessidade de satisfazer seus clientes, as empresas têmprocurado evitar a falta de produtos em seus estoques. Desta forma, a automação surge como ferramenta importante (A EVOLUÇÃO..., 2006).
Após a década de 90 com a estabilização econômica e com a abertura do mercado de informática houve uma concorrência mais intensa no mercado brasileiro de automação comercial. Com a automatização dos processos percebeu-se ganhos de operações e gestãocontribuindo para que as empresas mantivessem seus clientes e incrementassem seus lucros (MARIOTO; RABECHINI; MACHADO, 2009).
A automação eliminou as tarefas repetitivas, minimizou erros em controles manuais, melhorou o atendimento ao cliente devido sua rapidez nas operações, forneceu ao empreendedor uma maior negociação de preços e prazos a ser estabelecidos com seus fornecedores, agilizou osprocessos de trocas e devolução de produtos e, principalmente, eliminou atividades que não agregam valor ao consumidor. Em outras palavras pode-se dizer que a automação comercial é uma ferramenta de oportunidades onde o empresário consegue fidelizar sua clientela diante a melhoria na qualidade de serviços prestados e, com isso, obter lucros adicionais (A EVOLUÇÃO..., 2006).
Uma dastecnologias que vem despontando nesse sentido é o QR Code – Quick Response Code, que significa código de resposta rápida. Trata-se de um método de identificação utilizando o aparelho celular com dispositivo de captura de imagem (A TARDE, 2009).
Essa tecnologia surgiu na década de 90, criada pelos japoneses, sua aplicação foi na área automobilistica usado para catalogar diferentes partes naconstrução de veículos e melhorar a logística nas fábricas, trata-se de um código de barras bidimensional, ou seja, uma evolução do código de barras usado atualmente. Essa tecnologia permite a inserção de dados numéricos, texto, códigos binários, músicas, imagens, endereços de internet e de e-mails (SILVEIRA, 2009).
Sua capacidade de armazenamento é muito superior a capacidade do código debarras usado atualmente. Enquanto o código convencional permite incluir apenas 13 dígitos numéricos, o QR Code pode armazenar aproximadamente 7 mil caracteres, podendo ser usados dígitos alfanuméricos (ESTADAO, 2009).
O funcionamento do sistema QR Code é relativamente simples, basta ter um celular equipado com câmera e um software de leitura instalado, caso não tenha este software o mesmopode ser baixado gratuitamente na internet desde que o aparelho seja compatível com o software (A TARDE, 2009).
Este projeto é composto de quatro seções. A ceção 1 é composta pela introdução, descreve o objetivo geral e os específicos, contendo também a justificativa e a problematização. A seção 2 contempla a revisão da literatura, no qual descreve e conceitua os códigos de barras,conceitua mobilidade, descreve, também, sobre a tecnologia QR Code, contendo suas aplicações, utilizações, vantagens e desvantagens. Na seção 3 é descrito os materiais e métodos necessários para a concepção e execução do projeto. Por fim, na quarta seção está descrito o cronograma das atividades a serem desenvolvidas.

2 Motivação e Proposta

A tecnologia QR Code pode ser usada de...
tracking img