Qqwrwqrwqr

528 palavras 3 páginas
Resumo
No dia 15 de Março de 2012, a TM11, sob supervisão do professor de física, Flávio Napole, realizou quatro experimentos relacionados a estudo dos movimentos com objetivo de analisar dos movimentos com características diferentes; determinar velocidades e acelerações (caracterizando e classificando cada movimento como uniforme ou uniformemente variado, dentro de uma tolerância percentual pré-estabelecida e aceitável); construir gráficos dos movimentos, ajustando funções matemáticas aos pontos; analisar os resultados obtidos, fazendo comparações e discutindo conceitos importantes.

Introdução
A experiência no laboratório de física foi realizada no intuito de estudar o Movimento Retilíneo Uniforme através de números, analisando os resultados obtidos, fazendo comparações e discutindo conceitos importantes, além de construir o gráficos para o movimento, ajustando funções matemáticas à seus pontos.

Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial (no caso do experimento, o referencial é da onde o corpo que fica em movimento parte), movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.

Desenvolvimento Experimental
Foi usado um trilho de ar (um tubo de alumínio de perfil triangular com pequenos furos diversos) que permite a movimentação de um corpo com uma haste acoplada, chamado de cavaleiro, com atrito desprezível devido ao fato deste objeto se locomover sobre um colchão de ar feito pelo vento de um motor (com estrutura semelhante a de um aspirador de pó) que passa por dentro do trilho de ar e, conseqüentemente, pelos furos presentes nele. Acima há uma serie de sensores (5) ligados a cronômetros onde o primeiro marcava o tempo de deslocamento do corpo em segundos do repouso até o primeiro sensor e o segundo,

Relacionados