qqweweqweqwe

2233 palavras 9 páginas
III SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLÍTICA

A REGIÃO DA BAIXADA LITORÂNEA (RJ) E SUA INFLUÊNCIA NA ESTRUTURA
DE PODER REGIONAL

Camila Cabral de Castro milinhapitanga@hotmail.com Laila de Souza Gomes

RESUMO

Este trabalho visa a importância do estudo acerca da Baixada Litorânea (localizada no estado do Rio de janeiro) sobre os fixos existentes na região e seu bom uso e/ou funcionamento. E não menos relevante, os fluxos, os quais representam a movimentação turística e financeira de tais municípios e sua influência regional.
Portanto, a partir desses fatores, tronar-se-ão evidentes as mudanças e investimentos necessários para a melhoria da Baixada Litorânea.
No objeto de análise conheceremos os municípios que compõem essa região, sua área, habitantes, aspectos físicos e econômicos. Adiante constataremos o referencial teórico, no qual foi baseada a pesquisa; os procedimentos metodológicos de suma importância para a realização de tal pesquisa; os resultados encontrados e por fim, as referências bibliográficas estudadas.
Palavras-chave: Baixada Litorânea. Fixos e Fluxos. Região. Meio Ambiente.

OBJETO DE ANÁLISE

O Estado do Rio de Janeiro é formado por noventa e dois municípios, segundo o
Censo Demográfico de 2000 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2000), apresentando uma população de 14.367.083 habitantes.
Os municípios por sua vez estão distribuídos em oito regiões geográficas: Região
Metropolitana (dividida em Região Metropolitana I e Região Metropolitana II), Baía de Ilha Grande, Baixada Litorânea, Centro-Sul, Médio-Paraíba, Noroeste e Serrana.
De acordo com o IBGE 2000, a Região da Baixada Litorânea é composta por nove municípios: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de
Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. A região está subdividida em duas microrregiões: Baixada Litorânea I – BL I (Araruama,
Iguaba Grande, Saquarema e São Pedro da Aldeia) e Baixada

Relacionados