QOS - Qualidadde dos Serviços

476 palavras 2 páginas
EFEITOS DO TAIL DROP

O Tail Drop acontece quando os pacotes são descartados, quando chegam em uma interface congestionada .O Tail Drop não é apenas ruim para os pacotes de voz, mas também para os pacotes de dados. Ele também afeta a eficiência da utilização da largura de banda da rede. Quando a fila de saída está cheia e os pacotes chegam na fila de entrada, então os pacotes que estão chegando na interface serão descartados. Não importa se é um pacote de voz ou um pacote de dados, tudo será descartado por padrão enquanto o tail drop estiver em ação.

RED – Random Early Detection
Com RED, os pacotes são descartados de forma aleatória antes da fila ficar cheia. Com a implementação do RED o problema de sincronização TCP global podem ser efetivamente evitados.
O roteador calcula o tamanho media da fila(L) e define os parâmetros de (Min tresh) e (Max tresh). A medida em que o roteador recebe os pacotes ele verifica os limites de tamanho médio da fila, se o tamanho médio da fila (L) estiver menor que o limite mínimo inferior (Min Tresh) ele coloca o pacote na fila, quando o tamanho médio da fila estiver ultrapassado o (Max tresh) o pacote é descartado. Se (L) se encontra entre os dois limites, então o novo pacote é marcado para ser descartado com uma probabilidade p, onde p é função do tamanho médio da fila e do tempo decorrido desde o descarte do último pacote.

WRED – weighted RED
O WRED certifica-se de que o pacote importante não ira cair no processo de descarte aleatório, em vez disso um pacote não tão importante é descartado.
O WRED consiste em:
1. Limite Mínimo: É o ponto onde os pacotes começam a ser descartados de forma aleatória
2. Limite Máximo: É o ponto onde todos os pacotes marcados com este valor serão descartados.
3. Denominador de probabilidade: determina quantos pacotes serão descartados.

ECN – Explicit Congestion Notification
O ECN utiliza os 2 últimos bits do cabeçalho IP, para marcar os pacotes quando o comprimento médio

Relacionados