Qjbw

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO EDUCACIONAL XAVIER SOUZA

SUELLEN SILVA DE SOUZA

FILMOGRAFIA
1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO

DIAS D’ÁVILA
2011
SUELLEN SILVA DE SOUZA

FILMOGRAFIA
1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO
Filmografia apresentada ao IEXS para aprovação parcial da disciplina de Filosofia.

Orientador: Balbino Queiroz

Filmografia apresentada ao IEXS para aprovação parcial da disciplina de Filosofia.Orientador: Balbino Queiroz

DIAS D’ÁVILA
2011
FILMOGRAFIA

Título do filme: 1492: A conquista do Paraíso

Duração: 2 horas e 35 minutos

Direção: Ridley Scott

Principais atores e atrizes: Gérard Depardieu
Sigourney Weaver
Armand Assante
Ángela Molina

Principais personagens: Cristóvão Colombo
Rainha Isabel
Gabriel Sánchez
Beatrix Enriquez de AranaSinopse: Na Idade Moderna, o interesse dos navegadores europeus era descobrir terras e conquistá-las, em busca de especiarias, e principalmente, traçar um caminho que os levasse até as Índias. Um destes navegadores foi o genovês Cristóvão Colombo, um homem que desafiou a igreja para provar a teoria de que a terra não girava em torno de Deus, não era quadrada e não possuía nenhum abismo.Colombo também queria chegar até as Índias Orientais, e por conta da ocupação dos turcos otomanos, o Mediterrâneo estava fechado, e todas as rotas que existiam na época passavam por lá. Por isso, Colombo acreditava que, existia uma rota que chegava ao Oriente pelo chamado “mar tenebroso” (oceano Atlântico). O que Colombo não sabia era que iria muito além das Índias, descobrindo novas terras. Paraviajar, Colombo precisava do apoio da rainha. Com uma nau (Santa Maria) e duas caravelas (Pinta e Nina), o navegador partiu do porto de Palos em 3 de agosto de 1492 em busca das Índias. Colombo calculava cada passo da viagem minuciosamente, porém, um pequeno erro de cálculo levou as caravelas a passarem da distância, levando a tripulação a se preocupar com a viagem. Passaram-se alguns dias do prazo darota, e eis que de repente, a profundidade começa a diminuir, dando sinais do encontro de terras. Colombo achou que havia chegado às Índias, mas cometeu um ligeiro engano, pois ele havia chegado à América Central, nas Ilhas Guananis. O “Novo Mundo” era o paraíso, porém, as terras já eram habitadas por pessoas com hábitos e cultura diferentes. No entanto, os “índios” perceberam a ambição dosespanhóis no ouro, na riqueza e no poder. O filme focaliza também espírito vanguardista de Colombo, suas negociações com a coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colônias na América, retratando até a velhice, aquele que é considerado um dos navegantes mais ousados de sua época. 

Principais cenas com comentário:
Colombo recebe permissão para navegar.
Colombo acreditava que existia uma rota peloextremo sul da África, que o levaria até a Índia. Mas, ninguém acreditava que esta tese seria possível. Colombo não recebeu apoio de Portugal, que era na época a maior potência. Foi então, tentar colaboração da Espanha, junto com os irmãos Pinzón. Recebeu ajuda da rainha Isabel e do rei Fernando de Aragão. Ele começou sua viagem em 1492, com 3 embarcações. Podemos perceber nessas cenas, apersistência e a ousadia de Colombo, que estava disposto a não desistir de forma nenhuma de sua teoria.

A chegada à terra de “San Salvador”.
Os tripulantes das embarcações já estavam desesperados, pois já não tinham condições de navegar. A água já estava apodrecendo e se acabando e os navegantes se revoltavam, fazendo motins pela duração da viagem e por não encontrarem terras. Foi visto então, a Ilhade Guanani, em 1942, que foi batizada por Colombo de “San Salvador”. Chegar a esta terra (que não era a Índia, como eles pensavam) foi na verdade, a salvação para Colombo e os tripulantes, por isso, a terra recebeu este nome.

O encontro dos tripulantes com os habitantes da terra encontrada.
Ao caminhar para conhecer o “Novo Mundo”, Colombo e os navegantes se encontraram com os habitantes...
tracking img