Qiomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este relatório é referente à aula pratica sobre o teor do álcool ético anidro contido na gasolina a partir do processo de extração.
A gasolina é uma hidrocarboneto volátil derivada do petróleo, tendo como uma da suas principais características a octanagem.
O álcool etílico anidro é um solvente que quando adicionado à gasolina aumenta a sua octanagem fazendo com que ela fique com omelhor rendimento possível. Esse total de álcool que e adicionado à gasolina é regulamentado por lei da ANP (Agência Nacional do Petróleo ).
O processo de extração é um método utilizado para separar compostos baseado na solubilidade e afinidade dos líquidos constituintes.

OBJETVO
Esta experiência tem como objetivo determinar o teor de álcool etílico anidro na gasolina a partir do processo deseparação.

Reagentes e Materiais utilizados
100 ml Gasolina tipo C gelada, pois a gasolina e volátil.
100g de cloreto de sódio
Água destilada
Suporte universal
Funil de separação
02 Béquer
Balão volumétrico de 500 ml
Bastão
02 Provetas de 100 ml
02 funil de vidro

PASSOS DO PROCEDIMENTO
Inicialmente vamos colocar a luva e preparar a solução de cloreto de sódio a 10%.
Já que onosso balão volumétrico e de 500 ml vamos colocar o cloreto de sódio dentro do béquer e medir 50g na balança analítica que o correspondente para preparar a nossa solução a 10% de cloreto de sódio. Feito isso retiramos o béquer de dentro da balança analítica e adiciona água destilada dentro do béquer, utiliza o bastão para homogeneizar, coloca essa mistura dentro do balão volumétrico utilizando ofunil de vidro, é preciso transferir todo o soluto para o balão volumétrico, adiciona mais água destilada dentro do balão volumétrico ate a linha da aferição, faz à leitura do volume observando a parte inferior do menisco tudo certo, tampa o balão volumétrico e homogeniza a solução, feito isso está pronta a nossa solução a 10% de cloreto de sódio.
Agora vamos dar inicio ao processo de extração,primeiro adaptar o funil de separação em um aro preso a um suporte universal, e olha se a torneira esta fechada corretamente feito isso mede 50ml de amostra de gasolina na proveta de 100ml limpa, e transfere essa amostra com o auxilio de um funil de vidro para o funil de separação, mede 50 ml da solução de cloreto de sódio com água em outra proveta também limpa de 100ml e com o auxilio de umfunil de vidro coloca dentro do mesmo funil de separação onde esta a gasolina, tampa o funil de separação, retira do suporte e agita levemente os dois líquidos, vira o funil e abre a torneira, fecha e agita novamente os dois líquidos abre novamente a torneira e repete a operação duas ou três vezes para despressurizar o funil.
Recoloca funil de separação no suporte, destampa e esperar ate que ocorra adecantação, quando estiver com duas fases considera-se decantado. Escoar a fase aquosa, recolhendo-a em uma proveta e medir o volume escoado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Como o esperado o álcool saiu da gasolina e se juntou com a solução de cloreto de sódio aquosa, o que resultou a gasolina tipo A e uma mistura de álcool, água e cloreto de sódio.
O volume escoado da fase aquosa foi de 60ml,aplicando a formula:
V2=(v1-50)*100/50. Sendo v1 o volume da fase aquosa e v2 o volume de álcool contido na gasolina. Temos:
V2= (60-50) *100/50 // v2=10*100/50 // v2=1000/50 // v2=20%
Isso quer dizer que o teor de álcool na gasolina determinado aqui no Brasil e de 20%
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação do petróleo que dentro da Petrobras chama-se gasolinatipo A. Aqui no Brasil antes da comercialização da gasolina quando ela sai da Petrobras para ir até os centros distribuidores e adicionado álcool etílico anidro à gasolina, que fica sendo chamada de gasolina tipo C, resultando em uma mistura homogênea, o álcool e adicionado à gasolina para aumentar a octanagem, diminuir a poluição, estimular a população a utilizar outro combustível menos poluente...
tracking img