QFL2126 - Determinação de viscosidade

329 palavras 2 páginas
Escola Politécnica da USP

Determinação da massa molar de um polímero por viscosimetria capilar
QFL2126

Eduardo Chang Hun Lee 8991345
Jonathan Kenichi Makiyama 8991370

17/08/2015
Introdução
A viscosidade é considerada a dificuldade de um fluido fluir, ou seja, a sua capacidade de movimentar.
O objetivo do experimento é determinar a massa molecular média de polímeros através de medida de viscosidade. Para isso, foi realizado diversas medidas de viscosidade para diferentes soluções usando o viscosímetro de Ostwald. A importância da viscosidade se dá de vários modos. Um exemplo é a importância do conhecimento da viscosidade em um óleo lubrificante automotivo. Quanto mais viscoso for o óleo, maior sua dificuldade de escorrer, e, portanto, maior sua capacidade de se manter entre as peças móveis. Outro aspecto de sua importância é a determinação de massas molares para fluidos.

Procedimento Experimental Inicialmente, calibra-se o viscosímetro com agua destilada, até mais ou menos a metade do bulbo mais largo na lateral do viscosímetro. É necessário evitar a formação de bolhas, pois estas alteram os resultados do experimento. Com o bulbo parcialmente cheio, usa-se a pró-pipeta para puxar o fluido no tubo capilar acima da segunda marca, e assim, escoar, sempre cronometrando o tempo de escoamento entre as marcas. Foram realizadas cinco marcações de tempo para cada fluido, assim como a medição da temperatura ambiente, já que é um fator de calibração do viscosímetro. Isto feito, foi repetido o procedimento com diversas soluções de polímero, partindo da menos concentrada até a mais concentrada, cinco vezes para cada uma delas.

Resultados
Dados obtidos na medida da viscosidade :

Devido ao elevado peso molecular dos matérias poliméricos, os métodos usados de determinação da massa molar ( elevação do ponto de ebulição, abaixamento do ponto de congelamento, abaixamento da pressão de vapor ) não se aplicam e são necessários outros métodos. O

Relacionados