qfDHGHQF

12989 palavras 52 páginas
Introdução ao capitulo
Este capítulo inicia a exploração das tecnologias WAN, apresentando a comunicação ponto-a-ponto e o (PPP).

Um dos tipos mais comuns de conexão WAN é a ponto-a-ponto. As conexões ponto-a-ponto são utilizadas em redes locais com WANs de operadora e na conexão de segmentos de rede local dentro de uma rede empresarial. Uma conexão ponto-a-ponto entre rede local e WAN também é conhecida como uma conexão serial ou conexão de linha alugada, porque as linhas são alugadas de uma operadora (normalmente uma companhia telefônica) e de uso dedicado ao uso pela empresa locadora das linhas. As empresas pagam por uma conexão contínua entre dois locais remotos, e a linha permanece sempre ativa e disponível. Compreender como funcionam os links de comunicação ponto-a-ponto para fornecer acesso a uma WAN é importante para que se obtenha uma compreensão geral de como funcionam as WANs.

O Protocolo ponto a ponto (PPP, Point-to-Point Protocol) fornece conexões de rede local para WAN com vários protocolos que lidam com TCP/IP, Intercâmbio de pacotes de redes interconectadas (IPX, Internetwork Packet Exchange) e AppleTalk simultaneamente. Ele pode ser usado em linhas de par trançado, de fibra óptica e na transmissão via satélite. O PPP fornece transporte em links ATM, Frame Relay, ISDN e ópticos. Em redes modernas, a segurança é uma grande preocupação. O PPP permite autenticar conexões usando o Protocolo de autenticação de senha (PAP, Password Authentication Protocol ) ou o mais eficiente Protocolo avançado de autenticação de reconhecimento (CHAP, Challenge Handshake Authentication Protocol). Eles serão apresentados na quarta seção.

Neste capítulo, você aprenderá os principais conceitos da comunicação serial e como configurar e solucionar problemas de uma conexão serial PPP em um roteador Cisco.

Como funciona a comunicação serial?

Você sabe que a maioria dos PCs têm portas seriais e paralelas. Você também sabe que a eletricidade só pode se mover

Relacionados