Qestionário Civil II

1971 palavras 8 páginas
QUESTIONARIO CIVIL
Forma de extinção da obrigação diferente do pagamento indireto:
Entende-se por pagamento direto aquele em que há a satisfação exata da prestação que constitui o objeto da obrigação, ou seja, o devedor se exonerará da obrigação entregando efetivamente a coisa devida.
Pagamento indireto, por sua vez, é aquele em que a extinção da obrigação se dá de forma diversa da originariamente convencionada, podendo ocorrer por: consignação; sub-rogação; imputação; dação; novação; compensação; confusão; remissão das dívidas.
Conceito de cada uma:
Consignação: pagamento por consignação consiste no depósito judicial da coisa devida, realizada pelo devedor. Sub-rogação: O pagamento é realizado por um terceiro. Este que por sua vez se sub-roga nos direitos do credor de cobrar a divida, do devedor. (FIADOR) Imputação: é a operação pela qual o devedor de mais de uma dívida vencida da mesma natureza a um só credor, indica qual das dívidas está pagando por ser tal pagamento inferior ao total das dívidas. Dação: é o acordo pelo qual o credor concorda em receber do devedor prestação diversa da que lhe é devida. Novação: é uma operação jurídica que consiste em criar uma nova obrigação, substituindo e extinguindo a obrigação anterior e originária. Tudo que não for passado para o novo acordo é extinguido. Compensação: Se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigações extinguem-se, até onde se compensarem. Confusão: A confusão ocorre quando o devedor e o credor passam a ser uma só pessoa, extinguindo-se a obrigação

Relacionados

  • Suatentabilidade
    17937 palavras | 72 páginas
  • ASSISTENCIA FARMACEUTICA LONDRINA
    73549 palavras | 295 páginas