Q3 anato

783 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
PROFESSOR GUILHERME NASCIMENTO CUNHA

QUESTIONÁRIO SINDESMOLOGIA

1- O que é articulação ou juntura? são as uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. São divididas nos seguintes grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade.
2- As articulações conforme seu grau de movimento, assim temos:
a. Articulações fibrosas. Como ela se classifica? Explique Se classifica suturas, sindesmose e gonfose.
Nas suturas extremidade dos ossos têm sulcos, que os mantêm unidos. Consequentemente, as fibras de conexão muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre ossos. Este tipo de articulação e encontrada somente nos ossos planos dos crânio.
Sindesmose articulação fibrosa permeada por tecido fibroso, como membrana ou ligamento interósseo. tem-se a articulação tíbio e fibula e a membrana interóssea rádio e ulna.
Gonfose é uma articulação fibrosa especializada à fixação dos dentes na cavidade alveolares mandíbula e no maxilar. O colágeno periodonto uni o cemento dentário com o osso alveolar.
b. Articulações cartilaginosas. Como ela se classifica? Explique sincondrose está unido por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo, isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio. As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes. sínfises está coberta por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação, há um disco fibrocartilaginoso. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Durante o desenvolvimento as duas metades da mandíbula estão unidas por uma sínfise mediana, mas essa articulação torna-se completamente ossificada na idade adulta
c.

Relacionados

  • Análise de comercialização no brasil
    166300 palavras | 666 páginas