Página Inicial » Biologia A importância da biotecnologia e os pontos positivos e negativos das trangências

595 palavras 3 páginas
Impactos na Economia
O impacto da crise mundial sobre o Brasil foi muito forte e seus efeitos continuam se propagando. A brusca desaceleração da atividade produtiva gerou corte acentuado do emprego e da renda, em especial dos trabalhadores em situação mais precária. A queda da produção industrial no primeiro trimestre de 2009 ultrapassou as previsões mais pessimistas e confirmou a intensidade do choque sentido pela economia. O forte impacto da crise, contudo, não gerou crise cambial, não provocou problemas relevantes nas finanças públicas e não abalou o sistema financeiro. Além disso, e também muito relevante, o governo conservou capacidade de reação, suficiente para adotar medidas como corte seletivo de impostos, programas de apoio e de estímulo à economia e até redução das taxas de juros. Para completar, a resistência dos trabalhadores é muito pequena e o governo conserva seu amplo leque de apoio, desde a direita até as centrais sindicais. Em suma: o custo da crise até aqui foi transferido para os trabalhadores e os pobres em geral, sem custo político para o governo, e, dentro do capital, o impacto maior caiu sobre o setor produtivo e não sobre os grandes bancos.

Ponto Negativo

Uma economia que ao longo do tempo vem acrescendo e adquirindo força no que diz respeito ao seu próprio desenvolvimento é a brasileira, que também possui pontos que não são favoráveis para esse desenvolvimento como um todo.
Ao passo em que o cenário econômico do Brasil, se desenvolve com maiores índices de produção e geração de renda, medidos através do PIB desde 1980 (ano em que iniciou-se o período de maiores mudanças na economia brasileira) levando o pais a acompanhar o crescimento econômico mundial. Existem também fatores que andam na contramão desse crescimento, como por exemplo, o grande aumento da população e a taxa de desemprego que

Relacionados