Python

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Python

Alex Olicheski, Celso Ribeiro, Eli Goulart, Rafael Lima

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
92.500-000 – Guaíba – RS – Brasil

alexolicheski@gmail.com, juninho.et@hotmail.com , eli.goulart@gmail.com , rafael.guaiba@gmail.com

Resumo. Este artigo apresenta a linguagem de programação Python, sua origem, finalidades, recursos e funcionalidades bem como alguns exemplos deuso.

1. Apresentação

Python é uma linguagem de programação de alto nível, isto é, mais próxima da linguagem humana, interpretada, imperativa, orientada a objetos, com tipagem dinâmica e forte. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.
Python é uma linguagem extremamente portátil, podendo serexecutado em Windows, Linux, Unix, Mac OS X e inclusive em máquinas virtuais Java em .NET.

Python é uma linguagem de uso livre (open source), mesmo que para fins comerciais.

2. Histórico

Python foi desenvolvida no final de 1989 pelo inglês Guido van Rossum do Instituto de Pesquisa Nacional para Matemática e Ciência da Computação (CWI), nos Países Baixos, como um sucessor da linguagem ABCcapaz de tratar exceções e prover interface com o sistema operacional Amoeba através de scripts. Um dos focos primordiais de Python era aumentar a produtividade do programador.

Em 1991, Guido publicou o código (versão 0.9.0) no grupo de discussão alt.sources. Nessa versão já estavam presentes classes com herança, tratamento de exceções, funções e os tipos de dado nativos list, dict, str, eassim por diante.

A versão 1.0 foi lançada em janeiro de 1994. Novas funcionalidades incluíam ferramentas para programação funcional como lambda, map, filter e reduce. A última versão enquanto Guido estava na CWI foi o Python 1.2. Em 1995, ele continuou o trabalho no CNRI em Reston, Estados Unidos, de onde lançou diversas versões. Na versão 1.4 a linguagem ganhou parâmetros nomeados (a capacidadede passar parâmetro pelo nome e não pela posição na lista de parâmetros) e suporte nativo a números complexos, assim como uma forma de encapsulamento.

Em 2000, o time de desenvolvimento da linguagem se mudou para a BeOpen a fim de formar o time PythonLabs. A CNRI pediu que a versão 1.6 fosse lançada, para marcar o fim de desenvolvimento da linguagem naquele local. O único lançamento na BeOpenfoi o Python 2.0, e após o lançamento o grupo de desenvolvedores da PythonLabs agrupou-se na Digital Creations.

Python 2.0 implementou list comprehension, uma relevante funcionalidade de linguagens funcionais como SETL e Haskell. A sintaxe da linguagem para essa construção é bastante similar a de Haskell, exceto pela preferência do Haskell por caracteres de pontuação e da preferência do pythonpor palavras reservadas alfabéticas. Essa versão 2.0 também introduziu um sistema coletor de lixo capaz de identificar e tratar ciclos de referências.

Python 2.1 era parecido com as versões 1.6.1 e 2.0. Sua licença foi renomeada para Python Software Foundation License.

Atualmente a linguagem é usada em diversas áreas, como servidores de aplicação e computação gráfica. Está disponível comolinguagem de script em aplicações como OpenOffice (Python UNO Bridge), Blender e pode ser utilizada em procedimentos armazenados no sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL (PL/Python).

A terceira versão da linguagem foi lançada em dezembro de 2008, chamada Python 3.0 ou Python 3000. Com noticiado desde antes de seu lançamento,houve quebra de compatibilidade com a família 2.x para corrigirfalhas que foram descobertas neste padrão, e para limpar os excessos das versões anteriores. A primeira versão alfa foi lançada em 31 de agosto de 2007, a segunda em 7 de dezembro do mesmo ano.

3. Finalidade

A linguagem de programação Python é utilizada por muitas pessoas, quer na industria, quer para fins académicos para um diverso leque de finalidades. O Python por ser de altíssima...
tracking img