PURIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS POR RECRISTALIZAÇÃO

1509 palavras 7 páginas
PURIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS POR
RECRISTALIZAÇÃO E TESTES DE PUREZA
INTRODUÇÃO
As substancias orgânicas podem ser purificada com relativa facilidade, utilizando destilação simples ou fracionada, ou por cromatografia em coluna. Porem ha outro método muito utilizado para purifica substancias sólidas que é a recristalização, onde esta se baseia na diferença de solubilidade entre a substância desejada e seus contaminantes, num solvente adequado a uma dada temperatura (JAQUELINE, 2007).
O processo de recristalização corretamente executado fornece substâncias muito puras e, por isso, é muito utilizada como método de purificação em indústrias de química fina, principalmente farmacêutica.
Na recristalização, a escolha do solvente adequado é a parte mais importante, onde este deve possuir características ideais, que são:


Ser quimicamente inertes, ou seja, ele não deve reagir com nenhum dos compostos da mistura a ser purificada;



Solubilizar muito bem a substancia a ser purificada à temperatura próxima a seu ponto de ebulição e não solubilizar a substancia à temperatura ambiente;



O solvente deve ser facilmente removido da substancia após a cristalização; 

Solventes cujos pontos de ebulição sejam mais altos do que o ponto de fusão do sólido a ser purificado não devem ser utilizados.
Solventes tóxicos como benzeno, dioxano e tetracloreto de

carbono, devem ser evitados, assim como solventes altamente voláteis e inflamáveis, como éter etílico e éter de petróleo, ambos com baixo ponto de ebulição. Segundo Jaqueline (2007), a utilização de carvão ativado é comum em soluções de substancias solidas incolores, quando puras, apresentarem coloração devido à impurezas coloridas, onde estas devem ser removidas da solução, pois, caso contrario, será obtido cristais impuros. O carvão ativado é indicado devido a sua elevada área superficial, onde as impurezas são adsorvidas facilmente. A quantidade de carvão ativo não deve ultrapassar a 2-3% do peso da substancia a ser

Relacionados