PURIFICAÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO SÓLIDO (RECRISTALIZAÇÃO)

564 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

JENNIFER GABRIELA DONINI LIMA
JULIA DE OLIVEIRA CAMILOTI
MARIANE BIGARELLI FERREIRA
NATHÁLIA DE PAIVA CRISTO LEITE ARAÚJO
SÁVIO PERES REGO LOUREIRO

PURIFICAÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO SÓLIDO (RECRISTALIZAÇÃO)

2º SEMESTRE DE 2014
1. OBJETIVO
Realizar a recristalização de um composto. Efetuar a filtração de uma mistura sólido-liquido. Efetuar a secagem de um composto sólido. Determinar o rendimento percentual de um processo de recristalização.
2. INTRODUÇÃO
2.1 Substâncias sólidas raramente são puras quando obtidas a partir de uma reação. Por esse motivo é feita a recristalização, que consiste em um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos em temperatura ambiente.
2.2.1 A filtração aquecida é realizada para que os sólidos não dissolvidos completamente sejam retidos e separados da solução.
2.2.2 A filtração a vácuo se aplica num vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo.
2.3 Adsorção é a adesão de moléculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente); o grau de adsorção depende da temperatura, da pressão e da área da superfície - os sólidos porosos como o carvão ativado são ótimos adsorventes.
2.4 O carvão ativado é um material de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando, portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.
3. MATERIAS NECESSÁRIOS:
Acido salicílico
Funil de vidro
Carvão ativado
Becker
Funil de Büchner
Kitasato
Bico de gás
Balança
1 Disco filtro grande
1 Disco filtro pequeno
1 Vidro relógio 1 Chapa aquecedora

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Pesar 2g de ácido salicílico e 0,10g d carvão ativado e transferir para

Relacionados