Purificacao acetanilidade

412 palavras 2 páginas
1- A acetanilida (1), pode ser sintetizada através de uma reação de acetilação da anilina (2), a partir do carbono carbonílico do anidrido acético (3), seguido de eliminação de ácido acético (4), formado como um sub-produto da reação. Após sua síntese, a acetanilida pode ser purificada através de uma recristalização, usando carvão ativo.

2- Possui a função de tamponar o processo da síntese. Essa mistura é uma solução que mantém a concentração de íon H+ constante. O valor do pH fica constante mesmo adicionando quantidades pequenas de íons H+ ou OH- pois são misturas de um ácido fraco e sua base conjugada. Na síntese da acetanilida, o tampão (Ácido Acético) impede a protonação da anilina.
3a- O sal possui ponto de fusão mais alto pois possui ligações iônicas que sõ mais fortes que as do Ácido Carboxílico.
b) O Ácido Propiônico tem ponto de fusão mais alto devido a atração entre seus elementos. (>eletronegatividade)
c) Álcool tem ponto de fusão e ebulição mais altos devido às pontes de hidrogênio.
4- H2O. Apesar da diferença de polaridade das duas substâncias, fator que aumenta a solubilidade é a temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a solubilidade.
5- Para proporcionar uma solução saturada a quente e provocar a quebra das ligações com as impurezas, garantindo mais cristais puros.
6- Para remoção de impurezas no soluto, o carvão ativo atua absorvendo s impurezas coloridas e retendo a matéria resinosa.
7- Para obter um produto mas puro. Após adicionar carvão ativo.
8- Para aumentar a superfície de contato, favorecendo o aumento de velocidade da reação.
9- Lentamente, para que se permita a disposição das moléculas em retículos cristalinos com formação de grandes e puros cristais.
10-Concentração, evaporação de solvente, saturação de solutos, etc.
11- Fácil dissolução a altas temperaturas; pouca solubilidade a baixas temperaturas; quimicamente inerte; ponto de ebulição baixo; deve solubilizar as impurezas e não a substância.
12- O

Relacionados

  • obtenção da acetanilida
    883 palavras | 4 páginas
  • Resumo
    973 palavras | 4 páginas
  • PREPARAÇÃO DA ACETANILIDA E RECRISTALIZAÇÃO
    2351 palavras | 10 páginas
  • SÍNTESE E PURIFICAÇÃO DA ACETANILIDA
    3087 palavras | 13 páginas