Purgadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tabelas de correção são usuais para dimensionar o correto secador por refrigeração em função das condições de operação.

Em termos construtivos, um secador de ar por refrigeração é composto por trocadores de calor, um circuito frigorífico, separador de condensado, filtros coalescentes, purgador automático, painel elétrico e outros itens, podendo ser resfriado pelo ar ambiente ou por água.SECAGEM POR ABSORÇÃO
Trata-se de um processo químico que consiste no contato do ar comprimido com o elemento secador. A agua ou vapor, em contato com esse elemento, mistura-se quimicamente com ele formando um barro que deverá ser removido periodicamente do absorvedor. Portanto o elemento secador deve ser trocado de duas a quatro vezes por ano, dependo da umidade relativa da região.PURGADORES

Quando o vapor cede seu "calor latente de condensação" ele condensa e passa para a fase líquida. O condensado contém somente "calor sensível", e deve ser removido. Ar e outros gases incondensáveisarrastados junto com o vapor formam uma barreira na transferência de calor e também devem ser descarregados. Purgadores são válvulas automáticas que abrem para descarregar esses gasese ocondensado, e se fecham na presença de vapor. Os purgadores podem ser classificados em três categorias gerais:
1. Purgadores mecânicos - de boia, de balde invertido e balde aberto, que agem por diferença de densidade.
2. Purgadores termostáticos - de expansão metálica, de expansão líquida e de expansão balanceada, que agem por diferença de temperatura.
3. Purgadores termodinâmicos - queagem pela diferença de pressões dinâmicas do condensado a baixas velocidades e do vapor à velocidades mais altas.

Suas funções são basicamente duas. Primeiro a eliminação do condensado formado ao longo das tubulações de vapor e dos gases incompensáveis (O2e CO2, por exemplo) que por ventura acompanhem o vapor e, segundo, a retenção do vapor nos equipamentos consumidores até a sua completacondensação (serpentinas de aquecedores, por exemplo).

No primeiro caso, o condensado eliminado é proveniente das perdas de calor inevitáveis em todo sistema de vapor e que tenderia a provocar martelos d'água, perda de eficiência térmica e corrosão, devido a reações químicas da água com o CO2, formando ácido carbônico. No segundo caso, se o vapor não se condensa por completo num aquecedor de óleo, porexemplo, a energia fornecida por quilo de vapor será menor, e assim, para realizar o mesmo trabalho de aquecimento será necessário fornecer maior quantidade de vapor, acarretando queda na eficiência térmica.

O mau funcionamento de um purgador pode ter duas consequências: vazamento de vapor e alagamento do próprio purgador.

O primeiro caso diminui a eficiência térmica da instalação, uma vezque demanda a produção de uma maior quantidade de vapor para realizar o mesmo trabalho nas turbinas e, em consequência, maior consumo de combustível. O segundo efeito é igualmente prejudicial, pois se o purgador não der vazão à massa de condensado nele retida, permanecendo alagado, ocorrerá a obstrução, por esse condensado, de linhas e serpentinas, impedindo na admissão de vapor e, porconsequência, resfriando o próprio trecho do equipamento. Devem ser colocados obrigatoriamente purgadores para drenagem de condensado nos seguintes pontos de todas as tubulações de vapor:

• Todos os pontos baixos e de aumento de elevação (colocados, nesses casos, na elevação mais baixa). Denomina-se ponto baixo qualquer trecho de tubulação, qualquer que seja o seu comprimento, em elevação inferior aostrechos adjacentes.

• Nos trechos de tubulação em nível, deve ser colocado um purgador em cada 100 m a 250 m; quanto mais baixa for a pressão do vapor mais numerosos deverão ser os purgadores.

• Todos os pontos extremos (no sentido de fluxo) fechados com tampões, flanges cegos, bujões. Etc.

• Imediatamente antes de todas as válvulas de bloqueio, válvulas de retenção, válvulas de controle...
tracking img