Puralidade cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A luta pela sobrevivência seleciona os mais aptos, mais fortes e mais espertos, e elimina os menos dotados. As características que facilitam a sobrevivência são transmitidas aos descendentes,firmam-se e identificam uma nova espécie. As espécies vivem em constante evolução”. (Charles Darwin)

Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN/MEC). O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessacaracterística um fator de enriquecimento cultural. Com ela propomos respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional, oferecendo ao alunoa possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.
A abordagem do termo diversidade cultural torna-se um tema atual e relevante a partir do momentoem que as escolas desenvolvem um ensino que procura atender a diversidade cultural de seus alunos, Historicamente falando, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade, as diferençastornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens. Embora não caiba á educação, isoladamente, resolver o problema da discriminação, cabe-lhe atuar parapromover processos, conhecimentos e atitude que cooperem na transformação da situação atual. Assim, ainda há um longo caminho a percorrer até que se chegue, por exemplo a pratica de respeito esolidariedade para com os portadores de deficiência física e mental. Convém lembrar que por se tratar de ensino fundamental contendo crianças, pré-adolescente e adolescentes é preciso uma atenção especialpara trabalhos voltados para a formação de novas mentalidades voltada para a questão dos Direitos Universais da Pessoa Humana que declara, “Que  Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade...
tracking img