Pupunheira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pupunheira:

A pupunha (Bactris gasipaes Kunth) é originária da pupunheira (família Araceae) grande árvore que pode chegar a cerca de 20 metros de altura e é nativa de florestas tropicais da América do sul, é também fonte de cálcio, fósforo, proteínas e pró-vitamina D (caroteno), excelente fonte de fibras e ferro.
Desenvolve-se bem na região amazônica mesmo com solos de baixa fertilidade eresponde bem a aplicação de fertilizantes químicos e orgânicos, basicamente todas as partes da árvore podem ser aproveitadas, da raiz se produz vermicida, o tronco após ser beneficiado é utilizado como madeira na construção de casas, mobílias e artesanato, as flores masculinas, depois de caírem, podem ser utilizadas como tempero, entre outros.
Percebeu-se que a pupunheira seria uma boa alternativapara a produção de palmito, uma vez que apresenta características favoráveis e propícias: adaptação a solos pobres, excelente resposta ao manejo, precocidade, perfilhamento e excelente qualidade do palmito.
Entre os principais exportadores e importadores do palmito-pupunha, temos:
-exportadores: Costa Rica, Equador, Brasil.
-importadores: França, Argentina, Estados Unidos, Espanha e Chile.Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estimam-se em 15 mil hectares de pupunheiras no país, dos quais 7.000 hectares em São Paulo e 2.500 hectares na Bahia, destinados para a produção de palmito e 1.500 hectares na Amazônia.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia foi a instituição que mais avançou noestudo de domesticação dessa planta.

Benefícios:

As vantagens de se fazer o plantio da pupunheira para o fornecimento do palmito são inúmeras, que se combina com as exigências dos consumidores, em obterem produtos de maior qualidade, entre os principais benefícios destacam-se:
Precocidade em relação às palmeiras do açaí e juçara, sua produção inicia a partir do décimo oitavo mês depois do...
tracking img