Punçao venosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1519 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A preservação da rede venosa faz-se indispensável na assistência de enfermagem, pois o uso constante dessa via, para aplicação dos mais variados medicamentos, soros, antibióticos, sangue e seus derivados e para a coleta destinada à realização de exames laboratoriais leva a problemas cada vez mais sérios de visualização e acesso ao vaso. É competência e responsabilidade do enfermeiro aadministração de medicação por via endovenosa, o que lhe confere autonomia profissional e exige conhecimento técnico-científico com relação aos cuidados com infusão venosa. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o tempo de troca das punções venosas em doentes adultos, identificando os agentes causais para a interrupção da terapia intravenosa. intercorrências que levaram àinterrupção da terapia intravenosa,evitando o surgimento de infiltrações e flebites que traduzem a necessidade de uma sistematização da assistência mais apurada visando à prevenção de tais ocorrências.

Palavras-chave: Terapia intravenosa, assistência de enfermagem.

INTRODUÇÃO

A infusão de medicação endovenosa proporciona um acesso direto ao sistema circulatório para administração de fluidos e drogasa pacientes que não podem tolerar medicações orais ou que precisam da ação instantânea de drogas e finalização de administração de medicamento.(1)

As vantagens da infusão intravenosa sobre os acessos orais, intramusculares e subcutâneos são claras e se aplicam principalmente sobre as drogas que não podem ser absorvidas por outros acessos devido ao seu grande tamanho molecular ou por suadestruição pelos sucos gástricos; para as drogas com propriedades irritantes que podem causar trauma e dor, quando administradas por acessos subcutâneos ou intramusculares; para a necessidade de ação instantânea da droga em situações de emergência, na suspensão imediata da administração da droga frente a reações adversas ou de sensibilidade e no controle sobre a velocidade e a diluição em que as drogassão administradas.(2)

Apesar destas vantagens, há desvantagens associadas à infusão intravenosa, as quais não são identificadas em outras terapias medicamentosas e que se agravam à medida que aumenta-se o número de combinação e associação de drogas, devido à crescente produção de novas drogas e fluidos parenterais. As desvantagens específicas à administração de drogas venosas incluem: interaçãomedicamentosa, perda de drogas devido à absorção em frascos e sistemas de administração endovenosa, erros em técnicas de associação, complicações do choque por hipervolemia, extravasamento de drogas vesicantes, flebites e dificuldades de prevenir erros.(2)

Há também as dificuldades inerentes aos dispositivos utilizados e execução da técnica de instalação e manutenção de acesso venoso, bem como asdesordens locais, como rompimento de vasos com hemorragias, infiltrações e flebites. Em se tratando da via endovenosa, é necessário que o enfermeiro possua habilidade para o acesso ao sistema venoso, possibilitando sua utilização para ministrar soluções e medicamentos. Esta habilidade é uma aptidão esperada principalmente em setores específicos do campo de trabalho da enfermagem. É umaresponsabilidade que engloba não só a realização da punção venosa com habilidade e técnica, mas também a seleção do local adequado para a punção e escolha do tipo de dispositivo a ser usado. Nestas escolhas há fatores que influenciam a decisão, como por exemplo o tipo de solução, o tempo de permanência provável da terapia endovenosa, as condições gerais do doente e a disponibilidade de veias.(1)

Apreservação da rede venosa faz-se indispensável na assistência de enfermagem, pois o uso constante dessa via, para aplicação dos mais variados medicamentos, soros, antibióticos, sangue e seus derivados e para a coleta destinada à realização de exames laboratoriais leva a problemas cada vez mais sérios de visualização e acesso ao vaso. Associadas a isso, a fragilidade capilar, a desnutrição e a...
tracking img