Pulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PAULO FREIRE

Luana Lima Silva
Professor – Emiron Santos da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0240)- Didática e Metodologia do ensino de História
06/07/12

RESUMO
O objetivo deste trabalho é elaborar uma analise da concepção da educação através do educador Paulo Freire, fazendo uma reflexãosobre o grande trabalho deste autor que e considerado um dos maiores pensadores da historia da pedagogia mundial e que se destacou pelo seu trabalho na área da educação popular , influenciando positivamente na chamada pedagogia critica, delineando uma pedagogia concientizadora da realidade social. Elucidando e conscientizando politicamente muitos jovens e adultos do seu papel na sociedade. PauloFreire deixa sua contribuição na educação libertadora voltada para consciência política e social.

Palavras-chave: Educação. Consciência. Pedagogia da Libertação.

1 INTRODUÇÃO

Paulo Reglus Neves Freire nascido em 19 de setembro de 1921 na cidade de Recife filho de Joaquim Temístocles Freire e de Edeltrudes Freire. Educador e Filosofo. Patrono da Educação Brasileira. Sua família faziaparte da classe media, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na sua infância, experiência essa que levou a se preocupar com os mais pobres e ajudar a construir seu revolucionário método de alfabetização o que o fez ficar conhecido no mundo todo pelo seu empenho em ensinar os mais pobres. Paulo Freire se tornou uma inspiração para gerações e gerações de professores ficando reconhecidointernacionalmente pelo seu modo de trabalho e suas experiências na área da educação (quando em 1963 ensinou 300 adultos a ler e escrever em 45 dias). Desenvolvendo um método inovador de alfabetização, apostando na consciência de cada individuo como forma de aprendizado e enriquecimento pessoal e intelectual onde cada educando tem o direito de fazer seu próprio caminho e não seguir um já previamente construído.Freire mostrou de forma inteligente e dinâmica o caminho certo para o conhecimento. Libertando-se de alienações e ideias já construídas criando assim um individuo consciente do seu papel na sociedade com esse ideal ele deixou sua contribuição para as futuras gerações de professores e alunos.

2 PRIMEIROS TRABALHOS

Paulo freire entrou para universidade do recife em 1943 para cursar afaculdade de direito, mas se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem, não exercendo a profissão de direito, e se dedicando ao trabalho como professor numa escola de segundo grau ensinando língua portuguesa. Freire foi indicado ao cargo de diretor do departamento de educação e cultura do serviço social onde iniciou seu célebre trabalho com analfabetos pobres. Em 1961 se tornou diretor dodepartamento de extensões culturais da universidade de recife onde realizou seu primeiro grande feito que ficou conhecido como método Paulo Freire (onde em 45 dias ele e sua equipe alfabetizou 300 cortadores de cana).com a eficácia do seu trabalho foi contratado pelo governo Brasileiro do Presidente João Goulart que estabeleceu um plano nacional de alfabetização que previa a formação de outroseducadores e a implantação de núcleos de educação por todo o pais, trabalho que depois de alguns meses foi extinguido devido ao golpe militar de 1964. Onde Freire foi encarcerado e tido como traidor, forçado ao exílio.
No Chile trabalhou por cinco anos no instituto para reforma agrária, foi nesse período que ele escreveu seu primeiro e mais famoso livro Pedagogia do Oprimido (1968). Lecionou em Harvard,foi conselheiro mundial das igrejas, nesse período deu consultoria educacional a governos pobres influenciando de forma positiva na educação do continente africano. Após 16 anos no exílio e uma bagagem cheia de experiências e estudo volta em 1980 ao Brasil onde escreve mas uma serie de livros. Filia-se a partidos políticos, supervisiona o programa para alfabetização de adultos foi fundador do...
tracking img