Pule sem medo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE
PLANO DE AULA / EJA 00 PROFESSORA: MADALLENA LEAL
Pule sem medo!
Bases Legais
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Conteúdo
Ética e cidadania
Objetivos
Identificar eenfrentar preconceitos, superar tabus e, principalmente, orientar sobre a prevenção das DST

Conteúdo relacionado
Reportagens da Veja:
• Hipocrisia mata
• O câncer do sexo
Introdução
O sexo éapelo de consumo constante, fonte de piadas e agressões. Informar e falar abertamente sobre sexo é fundamental para uma vida equilibrada e para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (asDST). Cabe aos educadores fazer desse tema uma fonte de reflexões sérias. Sérias, mas não sisudas. Sexo pode ser tratado de maneira leve, mas sem esquecer que ele implica em respeito, responsabilidadesconsigo mesmo e com o outro, e que exige muita atenção da turma. Afinal, não se pode negligenciar os cuidados com a saúde, fato que infelizmente acontece com freqüência e revela a "onipotência"juvenil, alimentada pela crença de que "comigo nunca vai acontecer".


Piadas sem-vergonha
A doença decorrente da contaminação pelo vírus HVP (condiloma acuminado ou "crista-de-galo"), assim como amaioria das DST, é curável e pode ser facilmente prevenida. O uso de camisinha (ressalte que usá-la apenas no momento da ejaculação previne gravidez, mas não as doenças) e consultas médicas periódicasresolvem o problema. Não esqueça de destacar que, uma vez ocorrido o contágio, é preciso avisar o parceiro (às vezes são vários "eles" ou "elas"), para que ele possa se tratar. Por mais constrangedorque seja esse papo.

Ao iniciar a conversa, repare nas reações da turma para orientar a discussão. O que aparece? Medo? Vergonha? Piadas? Inibição? Silêncio? O que essas reações significam? Apartir daí, discuta o que é estar preparado para transar: reconhecer e respeitar o outro, ser capaz de falar sobre o que gosta ou não gosta numa transa, conhecer os métodos anticoncepcionais (e como...
tracking img