Puerpera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 O que é um projeto de pesquisa e qual a sua importância?







O Projeto de Pesquisa deflagra a investigação científica. Apresenta-se como documento escrito, portador de todos os elementos de planejamento da pesquisa científica a ser realizada. Estabelece a visão e a missão do investigador, indicando os caminhos de como a visão se transformará em ação na busca e análise dasinformações.

A Resolução nº 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde define o projeto de pesquisa como sendo um documento que contempla a descrição da pesquisa em seus aspectos fundamentais, as informações relativas ao sujeito da pesquisa, a qualificação dos pesquisadores e todas as instâncias responsáveis.

Toda pesquisa deve ter um projeto. Por analogia, pode-se dizer que um projeto está para apesquisa na mesma proporção que um mapa está para o viajante em terras desconhecidas. O projeto é um plano de ação para a pesquisa. Sua função é ordenar o enfoque.

Alguns aprendizes, por vezes, acham superficial a elaboração de um projeto de pesquisa, interpretando-o como perda de tempo e que seria melhor iniciar diretamente o trabalho da pesquisa. Mas, ensina Rudio (1997, p. 45), a experiência vaiensiná-lo que o início de uma pesquisa, sem projeto, lança-o à improvisação, deixando o trabalho confuso, inseguro, e que agir dessa maneira dá origem a muita pesquisa iniciada e não terminada, o que leva a uma grande perda de tempo e recursos.

A elaboração do projeto não significa tão somente recolha e organização do material necessário para conduzir sua pesquisa, mas fornece ao indivíduo visãoglobal e presciência específica daquilo que realizará em cada etapa. Além disso, quando se pretende financiamento para uma pesquisa, por organizações nacional ou internacional, é imprescindível a aprovação de um projeto. O mesmo ocorre para a concessão de bolsas de estudo em cursos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

Na efetuação do projeto, nada é realizado aleatoriamente: a escolha doassunto, a tematização, a determinação dos objetivos, a coleta de dados, sua análise e interpretação até o relatório final, tudo isso obedece a um plano pré-estabelecido. Este plano deverá conter as célebres perguntas: O que? Por quê? Para quê e para quem? Onde? Quando? Como? Com quê? entre outras. De qualquer forma, devem-se possuir subsídios iniciais para a montagem do projeto, que permitirãoelaborar, através da escrita, a sistematização dos passos, ordenando-os, para que seja possível empreender as buscas, metodicamente.







2 Estrutura do projeto de pesquisa



Para ter acesso a um exemplo de Projeto de Pesquisa clique aqui >>>



Todo Projeto de Pesquisa apresenta uma estrutura que descortina o caminho a ser seguido. Divide-se em três partes principais:pré-textual, textual e pós-textual. A parte pré-textual subdivide-se em: capa, folha de rosto, sumário. A parte textual é o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, trazendo: descrição da pesquisa: considerações iniciais, questões norteadoras, objetivos da pesquisa, justificativa da investigação; revisão da literatura; metodologia de pesquisa; cronograma e sumário provisório da monografia. A partepós-textual trará as referências e os anexos, se houver. Sendo os últimos considerados necessários, poderão constituir-se de gráficos, tabelas, recortes de jornais, entre outros, desde que sejam pertinentes à matéria em estudo.







3 Regras técnicas para a formulação do projeto de pesquisa





A elaboração do projeto de pesquisa, exige fidelidade às regras da Associação Brasileira deNormas Técnicas (ABNT):
NBR 6022/1994
NBR 6023/2002
NBR 10520/2002.





Extensão



O projeto de pesquisa deverá ser formulado em 20 folhas (mínimo).



Formato



[Atualizado de acordo com a Emenda 1. ABNT NBR 14724:2002/Emd.1:2005 (30 dez. 2005. Válida a partir de 30 jan. 2006). Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação].



*...
tracking img