PUC ESPANGL S

808 palavras 4 páginas
ESPANGLÊS : UMA ANÁLISE SOBRE IDENTIDADE
Uma perspectiva sobre a auto-identidade e identidade de gênero

Belo Horizonte – Minas Gerais
2015

ANÁLISE DO FILME ESPANGLÊS

Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia, do curso de Psicologia da PUC Minas São Gabriel, como requisito parcial de avaliação.

Belo Horizonte – Minas Gerais
2015
SUMÁRIO

FOLHA DE ROSTO 2
INDTRODUÇÃO
4
DESENVOLVIMENTO 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise do filme Espanglês (Spanglish, 2004, BROOKS, James L.) sob uma perspectiva antropológica, tendo em vista os seguintes conceitos: diferenças e choque cultura, o processo de socialização, a construção da identidade, gênero e temperamento.
Nossa análise tem como base os textos trabalhados em sala: Cultura e Sociedade (GIDDENS, Anthony. 2006. Socialização) e Sexo e Temperamento (MEAD, Margaret. 2000. Introdução e Conclusão).
2. DESENVOLVIMENTO

“A socialização é um processo que dura a vida inteira, em que o comportamento humano é continuamente modelado pelas interações sociais. Ela permite que os indivíduos desenvolvam a si mesmos e a seu potencial, a aprender e a fazer ajustes”. (GIDDENS, Anthony. 2006. Socialização)
Com base no pensamento de Giddens (2006), é possível perceber um intenso processo de socialização no decorrer do filme Espanglês (2004), de maneira especial nas personagens Flor Moreno e sua filha, Cristina, que encontram-se inseridas em um novo contexto, longe de sua cultura de origem - para que possam sobreviver nesse novo ambiente, é necessário o aprendizado tanto da língua quanto dos costumes locais, um processo cuja assimilação varia dentre as personagens, criando um certo contraste. Flor apresenta grande dificuldade em adaptar-se ao seu novo contexto durante o decorrer do filme, em parte pelo aprendizado de uma língua inteiramente nova - o que criava uma barreira em termos de comunicação

Relacionados