Puc campinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. LÍNGUA PORTUGUESA 1. Verbetes Infância. – A vida em tecnicolor. Velhice. – A vida em preto e branco.
(Mário Quintana)

− Todos os domingos tu sais cedo- observou a mulher com
azedume. Transpondo a frase acima para o discurso indireto, observado sempre o contexto, a forma correta é: (A) Observou a mulher com azedume que: “Todos os domingos você sai cedo, Samuel”.

Sobre a composiçãoacima, é correto afirmar: (A) organiza-se como um dicionário, em que cada verbete − que respeita a ordem alfabética e é totalmente independente dos seus vizinhos − apresenta ao leitor a acepção de uma palavra. intitula-se como Verbetes, termo técnico de um dicionário, enciclopédia ou glossário, mas nada contém, além disso, que remeta a algum desses tipos de obras. define palavras, mas, diferentementedo que ocorre num dicionário, só apresenta seus sentidos denotativos. constitui a expressão de um modo particular de perceber a vida, elaborada com linguagem que sugere o desejo de formular sinteticamente um conceito, aberto, porém, à subjetividade do leitor. vale-se de imagens para produzir uma definição da vida, de tal modo organizada léxica e sintaticamente, que equivale a uma metalinguagemprecisa, orientadora do falante nos sentidos previstos na língua. Para responder às questões de números 2 a 5 considere o texto abaixo. (E) (B) A mulher observou a Samuel, com azedume, que todos os domingos ele saía cedo.

(C)

(B)

A mulher, com azedume, observou a Samuel que todos os domingos ele queria sair cedo.

(D)

(C)

Foi com azedume que a mulher observou a Samuel: Por que todosos domingos tu sais cedo?

(D)

Todos os domingos sais cedo, Samuel, foi o que observou a mulher com azedume.

________________________________________________________________

4.

A afirmação correta é: (A) (linhas 2 e 3) Em lavou-se e vestiu-se, o “se” é pronome apassivador.

(E)

________________________________________________________________

Atenção:

(B)

(linha 4) Empreparando e bocejando, somente uma das formas nominais expressa uma ação em curso.

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando. − Vais sair de novo, Samuel? Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; masas sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura. − Todos os domingos tu sais cedo− observou a mulher com azedume.
(Moacyr Scliar, “Pausa”, em Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 313)

(C)

(linha 6) Em Embora jovem, tinha a fronte calva, entende-se corretamente que o segmentodestacado equivale a “embora tivesse aparência jovem”.

(D)

(linha 7) A conjunção mas introduz afirmação que, considerada a idéia anterior (tinha a fronte calva), não seria esperada.

(E)

(linhas 7 e 8) Em embora recém-feita, a conjunção poderia ser substituída pelo advérbio “sempre”, sem que fossem alterados o sentido e a correção originais.________________________________________________________________

5. 2. É correto afirmar que, no fragmento acima, (A) quando o narrador dá a informação de que Samuel agia rapidamente, já havia sugerido ao leitor essa ligeireza, ao valer-se de seqüência de orações curtas, com verbos de ação, para contar sobre a personagem. o leitor encontra uma oposição entre o perfil de Samuel desenhado pelas ações que pratica e a descrição que o narrador,com sua própria voz, faz da personagem. a mulher referida se apresenta como uma incógnita, pois nada mais no contexto – o espaço em que Samuel circula, o modo como se dirige a ela, por exemplo- dá pontos de referência ao leitor para saber de quem se trata. observada a relação entre as personagens, o leitor só tem acesso ao estado de espírito da mulher, nada sendo representado ou sugerido sobre o...
tracking img