Publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A publicidade assume cada vez mais um papel preponderante na comunicação por parte das marcas para com o público-alvo, nos dias de hoje. Pois os consumidores estão cada vez mais exigentes e conhecedores do tipo de publicidade existente. É preciso construir mensagens publicitárias apelativas e originais.

Este trabalho tem como objectivo a verificação da importância da criatividadena construção da mensagem publicitária. Como tal, a sua estrutura foi construída de forma a atingir o objectivo a que se destina. A sua estrutura está dividida em três fases distintas.

Na primeira fase ou fase de enquadramento conceptual encontramos, definições, conceitos e técnicas importantes, divido em quatro partes, que são a Comunicação, a Publicidade, a Mensagem Publicitária e aCriatividade Publicitária.

Em cada uma destas partes da primeira fase, existem elementos fundamentais que nos permitem entender um pouco do que é a comunicação, o que é a publicidade, bem como funções, papel e aplicações, saber como se cria mensagem e como se a pode tornar eficaz e que métodos existem e como utiliza-los e na parte de criatividade ajudamos a perceber o que é a criatividade, o que é sercriativo e que técnicas existe para nos ajudar a descobrir boas ideias.

No fim pretendemos, que após a leitura deste estudo o leitor consiga compreender e saber os elementos, ferramentas e processos necessários para o surgimento e desenvolvimento de uma ideia.

A segunda fase ou metodologia, foi ter-se definido uma metodologia que terá por base elementos constituintes da mensagem, para quedesta forma se possa verificar se a sua análise vai de encontro aos objectivos predefinidos. Tendo em conta a forma de expressão e a forma de conteúdo da mensagem.

A terceira fase ou análise de dados terá na sua base a metodologia predefinida, a análise de anúncios das sub-marcas, das três grandes operadoras das redes móveis em Portugal. As sub-marcas em questão serão, a Yorn, referente àVodafone, o Moche, referente à Tmn e por último em análise o Tag, referente à Optimus.

I. Enquadramento Conceptual

1. Comunicação

A comunicação hoje e sempre é fundamental para as relações entre as pessoas. Sem comunicação seria difícil transmitir informações de forma organizada, sobre inúmeros temas que todos os dias surgem, e que em sociedade são necessários abordar e transmitir.

1.Definição de Comunicação

Segundo o autor Dominique Wolton, para definirmos o que é comunicação é necessário ter em conta quatro aspectos que se relacionam e que a apenas a noção reconhecida é aquele que é dada pelos media.

Em seguida passaremos a enunciar os quatro aspectos, que são:

- o modelo de expressão e de permuta, que permitiu o surgimento da cultura ocidental e por consequênciado aparecimento da democracia;

- o agrupado dos media de massas, que num século modificaram a ligação entre a comunicação e a sociedade, através da imprensa, rádio e televisão;

- em meio século, existiram alterações nas condições de permuta, como no que diz respeito ao poder mundial, devido a uma série de novas técnicas de comunicação, como da informática, das telecomunicações e doaudiovisual, estando elas relacionadas umas com as outras;

- por último, não tem só a ver com os valores, símbolos e representações que permitem estruturar a actividade da esfera pública dos sistemas democráticos de massas, mas também têm a haver de certa forma com comunicação e divulgação de informação por parte da comunidade internacional, bem como dos estudos de media dos argumentos e da retórica.Os símbolos e as figurações, as regras e valores, que defendem a utilização das técnicas de comunicação mais conhecidas e a comunicação directa, são as quatro dimensões da comunicação que entusiasmam as relações sociais.

Como tal, para compreender a comunicação, deve-se ter em atenção e perceber, todas as técnicas, a televisão até aos novos media, bem como a sua influência a nível...
tracking img