Publicidade x propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Publicidade e Propaganda





PUBLICIDADE X PROPAGANDA
Discutindo os significados e diferenças
















Belo Horizonte
2012





SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 2



2 DISCUTINDO SIGNIFICADOS...................................................................... 3



3 DISCUTINDO SIGNIFICADOS ...................................................................... 4



4 EXEMPLO DE PROPAGANDA....................................................................... 5



5 EXEMPLO DE PUBLICIDADE....................................................................... 66 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 7



7 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................... 8

























2

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal analisar dois termos, que sãoeles Publicidade e Propaganda, discutindo os significados e conteúdos de ambos. Uma dúvida freqüente entre os ingressos dos cursos de comunicação é: qual diferença entre Publicidade e Propaganda? Ou ambas são a mesma coisa? Até mesmo nos círculos de quem trabalha com o segmento, é comum confundir os dois, ou empregar um quando o mais apropriado seria usar o outro. Publicidade e Propaganda não sãosinônimos, existem diferenças entre elas, e essas diferenças serão analisadas no trabalho a seguir.




















3
Todos nós já ouvimos, pelo menos alguma vez, a seguinte frase “A propaganda é a alma do negócio”. Somos diariamente bombardeados por comunicações, seja no ônibus, na televisão, na banca de jornal, no metrô, nos mercados. Mas o que nós vemos são publicidadesou propagandas? É normal que um leigo não saiba a diferença, mas para quem é da área, é preciso saber bem como defini-las.
A Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos. Ela tende a influenciar o homem com objetivo religioso, cívico e político. Ela apela para as virtudes, as convicções éticas e morais das pessoas. É a técnica de comunicação destinada àcomunicação de valores e ideologias, com o objetivo de captar adesão, desenvolver atitudes e incitar comportamentos.
A Propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasãopatrocinados por governos e partidos políticos.
Ela apresenta informações com o objectivo principal de influenciar uma audiência, ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação. Sendo assim, ela freqüentemente apresenta os fatos seletivamente, para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada.
RichardAlan Nelson, autor do livro A Chronology and Glossary of Propaganda in the United States, 1996, disse que "De forma neutra, propaganda é definida como forma propositada e sistemática de persuasão que visa influenciar com fins ideológicos, políticos ou comerciais, as emoções, atitudes, opiniões e acções de públicos-alvo através da transmissão controlada de informação parcial (que pode ou não serfactual) através de canais directos e de mídia."
Apesar do termo "propaganda" ter adquirido uma conotação negativa, por associação com os exemplos da sua utilização manipuladora, a propaganda em seu sentido original é neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos, como recomendações de saúde pública, campanhas para encorajar os cidadãos a participar de um censo ou eleição, ou...
tracking img