Publicidade e propaganda e as formas de

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. EIXO TEMÁTICO
Publicidade e propaganda e as formas de mídia.

2. TEMA
O uso das redes sociais como forma de divulgação para as empresas.

3. PROBLEMA
Como utilizar as redes sociais para divulgar uma mensagem publicitária e se destacar perante os concorrentes?

4. ESTADO DA QUESTÃO

BAREFOOT, Darren; SZABO, Julie. Manual de Marketing em Mídias Sociais. Ed. Novatec, 2010Publicitários e empresários buscam sempre modificar a forma de fazer a publicidade de uma empresa, produto ou serviço. Modificam peças gráficas, dobras, cores, utilizam diversas maneiras do target interagir com as mesmas, sem perder o foco de que o objetivo é a “publicidade” em si. Mas ainda existem muitas maneiras de se fazer propaganda a serem exploradas, como é o caso das mídias sociais.
Manual deMarketing em Mídias Sociais (Darren Barefoot e Julie Szabo), é um livro com idéias e pensamento aprofundados sobre a utilização das mídias sociais nas empresas, mostrando ao leitor formas criativas e eficazes de utilizar as mídias sociais á seu favor.
Os autores mostram que o marketing hoje em dia deve seguir o padrão de vida do público ao qual foi destinado, e não ficar estagnado com métodos antigos.O mundo está informatizado, as pessoas têm contato diariamente com computadores e dentro destes, na web, com as redes sociais, que existem para relacionamento e interação entre os usuários. Facebook, Orkut, MySpace, Flickr, LinkedIn e Twitter são as principais redes sociais da web. O livro mostra o que usar quando cada uma dessas for selecionada como mídia, já que são de naturezas semelhantes,porém, com diferenças que definem cada uma. Por exemplo, o Twitter, uma espécie de miniblog, onde cada usuário posta o que está pensando/fazendo no momento sendo restringido à 140 caracteres, e o facebook onde os usuários podem comentar os status de outro fazendo com que haja interação a todo momento entre os mesmos.
Além de abordar conceitos básicos das redes sociais, os autores preocuparam-seem mostrar aos publicitários, e ao empresários da atualidade, maneiras diversas de utilizar as redes sociais em prol das empresas. Em relação ao tamanho do orçamento, Barefoot e Szaboo ainda dizem que pouco importa os custos em relação ao alcance de resultados que estas mídias possam ter considerando o lucro das empresas.

SCHOOL, Eccomerce. Sobre Redes Sociais no Brasil, novembro 2010.Disponível em:

O artigo apresenta uma pesquisa que revela que o Brasil pertence aos primeiros lugares do ranking mundial de redes sociais. Talvez um dos motivos dessa posição é o Brasil ser famoso por ter a população mais cativante, hospedeira, e os brasileiros têm facilidade em manter um relacionamento, seja de qualquer nível (amizade, amor, fraterno).
Essas características acabamrefletindo na internet, que hoje é o maior meio de comunicação. Através dela a comunicação é facilitada principalmente para os navegantes que estão distantes uns dos outros. Além disso, os brasileiros em geral passam a maior parte do seu tempo vago e de lazer nas redes sociais. Uma delas é o Orkut, a mais acessada no Brasil já há alguns anos, agora também surgiram o twitter, youtube e o mais recentefacebook. O Orkut, por ser a principal, acaba fechando a visão das pessoas para as outras redes sociais, sendo assim, poucas pessoas têm acesso hoje em dia, e então ferramentas como o facebook e o twitter estão sendo mais utilizadas por pessoas das classes A e B, enquanto o Orkut e Youtube são acessadas principalmente pelas pessoas das classes C e D.
Nos Estados Unidos usam-se as redessociais como meio de divulgação de produtos, isso aumenta a confiança das pessoas na internet fazendo com que cada vez mais as pessoas fiquem seguras para comprar pela internet. Ainda assim, há carência de pessoas especializadas nesta nova tecnologia, para fazer com que a divulgação através da mesma seja eficaz.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção...
tracking img