Publicidade e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Publicidade, consumo e meio ambiente

50 anos, a população mundial passou de aproximadamente 2,5 bilhões (1950) para cerca de 6 bilhões (2000). A industrialização crescente permitiu um aumentoexcepcional no consumo de produtos e teve como conseqüência aumento também do lixo e da poluição. Para conter os danos ao meio ambiente de uma produção não-sustentável e garantir a sobrevivência dasfrituras gerações, a sociedade moderna terá de reformular alguns hábitos de consumo.
Vivemos numa sociedade de consumo, onde comprar e vender faz parte do cotidiano e toma muito tempo, recurso e energia.O problema é que geralmente não percebemos que esse simples ato pode ter reflexos negativos sobre o meio ambiente.
Ao comprar uma roupa nova, por exemplo, não nos damos conta de que, para produziraquele tecido, foi preciso cultivar o algodão, e que isso implicou no uso de grandes quantidades de fertilizantes químicos e pesticidas, que contaminam o solo, a água e o ar. Atualmente, imensas áreasde terra são destinadas à monocultura do algodão que, com o passar dos anos, vai deteriorando o solo. Mais ainda, o processo de tingimento na indústria têxtil emprega grandes volumes de água e produtosquímicos, que contaminam os cursos de água.
[...]
Hoje disseminado em praticamente todo o mundo, o fenômeno de consumismo não teria sido possível sem o bombardeio incessante da publicidade [...].A publicidade nos persegue em toda parte, e muitas vezes não nos damos conta disso. Está nas, mas, nas fachadas dos prédios nos ônibus e nas vitrines. Também chama a nossa atenção em bancos,escritórios, hospitais, restaurantes, cinema e outros lugares públicos. Em casa, basta abrir o jornal, ligar o rádio ou a televisão. Muitas vezes, ela vem pelo correio: são as ofertas e propagandas [...]
[...]Sem perceber, fazemos publicidade gratuitamente ao usar roupas, sapatos, bolsas e outros objetos com etiquetas visíveis. E realmente muito difícil não ser afetado por
essa publicidade massiva,...
tracking img