Publicidade e evoulucao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Que é a Publicidade

“Publicidade 
(público + -idade) 
s. f.
1. Qualidade do que é público.
2. Vulgarização; divulgação.
3. Promoção de produto ou serviço através dos meios de comunicação social.
4. Mensagem que publicita esse produto ou serviço. = ANÚNCIO”

O termo publicidade deriva do latim publicus, que significa público e, tem o significado de tornar público um produto, facto ouideia procurando divulgá-lo.
Atualmente, são conhecidas bastantes definições do termo publicidade. Esta, por definição é considerada como o ato para dar a conhecer um dado produto ou serviço, para levar ao consumo por parte do público.
A publicidade pode ser interpretada como a arte de persuadir e seduzir o possível consumidor. É um meio de comunicação que propaga a informação através devários meios, tais como: a rádio, a televisão, a internet e a imprensa (jornais e revistas).
Entre a publicidade e o consumidor existe, sem dúvida, uma relação de causa-efeito pois, é um ciclo vicioso baseado no facto de o consumidor ser vulnerável e, as empresas e as marcas aproveitam-se desse fator. Os publicitários, cada vez mais têm em conta os intuitos e interesses do público-alvo, tendo sempreem consideração todas as suas características, usando elementos que possam persuadir o público, tais como: as cores, as figuras públicas ou a música, elaborando, muitas vezes, spots publicitários em que a realidade aparece bastante simples, em que apresentam soluções para todos os medos, inseguranças e obstáculos do consumidor. Atualmente, a publicidade e o consumo são pilares da sociedadeconsumista em que estamos inseridos, influenciando-nos a todos.
Como processo comunicativo, a publicidade dá a conhecer todos os produtos e serviços disponíveis na sociedade, mostrando diversos géneros do mesmo produto para que o consumidor tenha o poder de decisão e a escolha o que melhor se adequa às suas necessidades. Assim, existe um incentivo a concorrência e redução de preços pois, quantas maispessoas tiverem conhecimento do que é publicitado, o número de potenciais compradores cresce exponencialmente e, por consequência, quanto mais se vender um dado produto, menor será o valor a pagar pelo mesmo.
A publicidade é um fator bastante importante para a variedade de rádios, televisões, jornais e revistas existentes pois, sem esta, algumas não existiriam visto que, é uma fonte de receitas esuporta grande parte dos encargos financeiros do funcionamento desses meios de comunicação.
Atualmente é fundamental para a economia a existência da publicidade, pois é um meio de comunicação de massas e que rapidamente propaga e recorda os produtos.
Esta tem como principal objetivo informar, de forma a conseguir convencer o consumidor a adquirir o produto em causa, frisando as suascaracterísticas positivas e sendo a mensagem publicitária bastante tendenciosa. Por vezes, pode mesmo levar a publicidade enganosa, aquela em que se transmite a ideia de existência de uma qualidade que o produto não possui como, por exemplo, o da marca Red Bull.

História e Origem da Publicidade

A publicidade não é algo novo no Mundo. Esta surgiu Antiguidade Clássica, ou pelo menos, é onde se encontra osseus primeiros passos, como tabuletas descobertas em Pompeia, Itália. Estas tabuletas, anunciavam os combates entre gladiadores e referenciavam os locais da cidade onde era possível encontrar as casas de banho. Nesse tempo, a publicidade, era sobretudo oral e divulgada por pregoeiros (pessoas que divulgavam um dado acontecimento ou serviço), e davam a conhecer a venda de gado, escravos e diversosprodutos, demonstrando as suas competências.
A Primeira Era da publicidade funciona, sobretudo, ao serviço dos comerciantes que através de gestos e gritos tentavam dar a conhecer os seus produtos e prolongou-se até a Idade Média.
No século XV e XVI, visto que ainda não existia a imprensa jornalística, eram realizados panfletos publicitários, acompanhados por pinturas em rochas e muros como...
tracking img