Publi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA: UM CONCEITO ATROPOLÓGICO

1. A cultura condiciona a visão de mundo do homem

A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.
A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação aocomportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante.
O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.
Indivíduos de culturasdiferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferenças linguísticas, o fato de mais imediata observação empírica.
Mesmo o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura. Exemplo: riso.
Todos os homens são dotados do mesmoequipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente, depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, éresponsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
É comum a crença no povo eleito, predestinado por seres sobrenaturais para ser superior aos demais. Tais crenças contém o germe do racismo, da intolerância, e, frequentemente, são utilizadas para justificar a violência praticada contra os outros.
O costume de discriminar os que são diferentes, porque pertencem aoutro grupo, pode ser encontrado mesmo dentro de uma sociedade.

2. A cultura interfere no plano biológico

Apatia: reação oposta ao etnocentrismo.
Em lugar de superestima dos valores de sua própria sociedade, numa dada situação de crise os membros de uma cultura abandonam a crença nesses valores e, consequentemente, perdem a motivação que os mantém unidos e vivos.
Banzo: traduzido comosaudade, é uma forma de morte decorrente da apatia.
Doenças psicossomáticas: influenciadas pelos padrões culturais.
A cultura também é capaz de provocar curas de doenças, reais ou imaginárias.

3. Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura

A participação do indivíduo em sua cultura é sempre limitada; nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura.
Éóbvio que a participação de um indivíduo em sua cultura depende de sua idade. Mas é necessário saber que esta afirmação permite dois tipos de explicações: uma de ordem cronológica e outra estritamente cultural.
O importante, porém, é que deve existir um mínimo da participação do indivíduo na pauta de conhecimento da cultura a fim de permitir a sua articulação com os demais membros da sociedade.Nem sempre a falta de comunicação acontece por um padrão de comportamento que foi quebrado, mas porque, ás vezes, os padrões não cobrem todas as situações possíveis. Tal fato ocorre em períodos de mudança cultural e, principalmente, quando estes são determinados por força externa, quando surgem fatos inesperados e de difícil manipulação. São situações sem precedentes e que, portanto, não sãocontroladas pelo conjunto de regras ordinárias. Nem sempre os indivíduos envolvidos conseguem utilizar sua tradição cultural para contorna-las sem provocar conflitos.
Embora nenhum indivíduo, repetimos, conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário ter um conhecimento mínimo para operar dentro do mesmo. Além disto, este conhecimento mínimo deve ser partilhado por todos os componentes da...
tracking img