PTSST

553 palavras 3 páginas
Deficiência Visual
Deficiência Visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com caráter definitivo, não podendo de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
De entre os deficientes visuais, podemos ainda distinguir os portadores de cegueira e os de visão subnormal.
Lei 8213/91 de 24/07/1991 A empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:
- até 200 funcionários.................. 2%
- de 201 a 500 funcionários........... 3%
- de 501 a 1000 funcionários......... 4%
- de 1001 em diante funcionários... 5%Nos dias de hoje é comum vermos pessoas com vários tipos de deficiência no mercado de trabalho. Mas nem sempre foi assim. Em virtude da Lei das Cotas, deficientes tiveram a oportunidade de trabalho e de mostrar conhecimentos, habilidades e competências. Mas o deficiente com mais dificuldades de empregabilidade é o Visual.
No Brasil são cerca de 26 milhões de deficientes visuais, além disso, cerca de 2 milhões apresentam baixa visão. Não fosse a dificuldade que essas pessoas têm de se locomover ou se adaptar, a sua inserção no mercado de trabalho ainda é um desafio. No ano de 1991 foi criada a Lei das Cotas, onde se instituiu cotas para portadores de necessidades especiais. A Lei das Cotas foi muito importante para o Brasil, pois deficientes foram inseridos no mercado de trabalho, e mostraram que mesmo com as dificuldades que têm, podem trabalhar de forma digna e honesta como qualquer ser humano.
Mas mesmo com a Lei de Cotas, ainda temos muita dificuldade de encontrar deficientes visuais trabalhando. Isso se deve a empresa preferir os deficientes físicos, pois nesse caso a adaptação a ser feita para esse tipo de trabalhador serão menores.
Algumas empresas contratam deficientes visuais apenas para preencher as cotas, não investindo no preparo

Relacionados

  • segurança
    3710 palavras | 15 páginas