ptp modelo professor gilmar trabalho michele

609 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM ERECHIM
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINSITRAÇÃO RURAL E AGROINDUSTRIAL

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa;
DOCENTE: Prof. Me. Gilmar de Azevedo;
DISCENTES:

A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO:
METODOLOGIA DE ENSINO DA LITERATURA,
LEGISLAÇÃO E AVALIAÇÃO NACIONAL

ERECHIM
2015

INTRODUÇÃO
O tema deste artigo é a formação do leitor no Ensino Médio e como subtema a metodologia de ensino da literatura, a legislação e a avaliação nacional. Justifica-se esta reflexão porque a educação escolar está ao acesso de boa parte da população brasileira por meio de políticas públicas voltadas à erradicação do analfabetismo e à qualificação da Educação Básica. Constatase, por meio das avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, que os resultados obtidos no âmbito educacional ainda estão insatisfatórios. Como objetivo tem-se a necessidade de rever as metodologias de ensino da Literatura uma vez que se torna indispensável para se obter não só o aprimoramento da habilidade de ler, mas o fomento ao hábito da leitura entre os jovens.

METODOLOGIA
Como metodologia, têm-se estratégias para auxiliar a prática docente na formação leitora. Isso, através da revisão da legislação na literatura e da prova do Enem (2014).
O tipo de pesquisa é exploratório-descritiva, embasada, também, na documental.

REFERENCIAL TEÓRICO
“As pessoas se alfabetizam, mas não necessariamente incorporam a prática da leitura e da escrita [...]”. (SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte:
Autêntica,1998);
“Se ao ensinar a ler, a escola limitar a criança na reprodução e repetição daquilo que já existe, sem o devido incentivo para a construção de um pensamento crítico e renovador, ela estará promovendo seu estudante ao lugar de analfabeto funcional [...]”. (LOIS, Lena. Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2010.).
Baseia-se, também, na

Relacionados

  • Aulas
    60851 palavras | 244 páginas