PTG LUDICIDADE E EDUCA O 2014

1384 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO
A educação desempenha papel transformador para a vida do homem e da sociedade onde o mesmo interage e intervém. Dentre as etapas do processo educativo destaca-se a educação infantil, nível de ensino em que se inicia a relação da criança com o saber formal, espaço privilegiado para o desenvolvimento infantil na sua totalidade. Partindo desse contexto, o presente trabalho analisa a postura do educador diante dessa fase de grande importância na vida da criança, buscando compreender e saber sobre o lúdico, a história da arte, a organização didática, a necessidade de se reconhecer e vivenciar momentos lúdicos no processo de organização didática e conscientizar-se da responsabilidade de aplicar os seus conhecimentos em artes, propiciando a participação dos alunos, de uma experiência estética na produção da releitura de uma obra da grande pintora Tarsila do Amaral, com enfoque a obra “Abaporu”, sendo a mesma um elemento facilitador da aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento da criatividade do educando, envolvendo clima de trabalho, curiosidade, desafio perceptivo, qualidade lúdica e alegria, junto com a paciência, atenção e esforços para o processo de criação.

2 DESENVOLVIMENTO
O profissional da educação Infantil vem ao longo de sua trajetória experimentando diferentes exigências em relação à sua atuação, aliada a uma boa organização do espaço no qual educando e educador estão inseridos. A escola é o primeiro passo formal onde se dá o desenvolvimento dos cidadãos, através do contato sistematizado do brincar e do aprender. Não fazendo sentido separar esses dois momentos. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina na escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens.
Na extensão do espaço escolar é importante que cada um deles aja de uma forma permanente, com espaços reservados para as crianças, providos de

Relacionados