Pterygotus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pterygotus e Eurypterus
O terceiro período da Era Paleozóica é designado por Silúrico e é o intervalo de tempo compreendido entre 438 e 408 M.a. Este período do Eon Fanerozóico é marcado peloaparecimento das primeiras plantas vasculares terrestres e primeiros vertebrados, nomadamente peixes com mandíbula e uniramia. Durante o Silúrico o clima aqueceu e o nível dos mares subiu, houve um aumentoconsiderável de Corais, Crinoides e Brachiópodes.
Foi neste período que ocorreu o clímax da existência de alguns invertebrados, destacando-se algumas espécies de Pterygotus e Euryptrus, ambosdesignados vulgarmente por “escorpiões marinhos”. Ambos são artrópodes por isso possuem um exoesqueleto, um corpo segmentado, e articulado por apêndices. São caracterizados pelos seus membros articulados epresença de cutículas. As cutículas rígidas inibem o crescimento, por isso os artrópodes fazem a sua substituição periodicamente. Os seus órgãos internos são acomodados pelo hemocélio e é através desteque o sangue circula, sistema circulatório aberto. O seu sistema respiratório e excretor varia com o ambiente em que se inserem. A sua visão baseia-se em várias combinações de olhos compostos. Quasetodas as espécies aquáticas reproduzem-se por fecundação externa, no entanto nos “escorpiões marinhos” não se verifica este tipo de reprodução, as novas gerações são eclodidas dentro da fêmea. Noentanto estes invertebrados marinhos têm algumas diferenças entre si.
Por um lado, Eurypterus viveu no que actualmente são partes da Europa, América do Norte e Ásia. Tinha cerca de 30 centímetros decomprimento e alimentava-se essencialmente de pequenos peixes. Eurypterus é distinguível de outros membros da sua família por prolongamentos nos cantos de trás do último segmento do corpo livre antes dacauda. A pá na perna de natação é mais alargada do que nos outros membros da família, e o corpo vai-se tornando mais fino gradualmente da cabeça até à cauda.

Por outro lado, Pterygotus teve...
tracking img