PTCC ADMISTRAÇÃO

637 palavras 3 páginas
2.3-Gestão de recursos humanos e seus subsistemas.

Conforme teoria escrita por (MARRAS, 2007, P.21), Tudo começou com a necessidade de “contabilizar” os registros dos trabalhadores, com ênfase, obviamente, nas horas trabalhadas, faltas e atrasos para efeitos de pagamento ou de desconto.

Segundo Chiavenato (2006, p. 10), “gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais”.

Conforme Ribeiro (2005, p. 5), “os profissionais de gestão de pessoas participam dos desafios mais relevantes da organização e contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais”

A partir da segunda guerra mundial (década de 40), a administração de pessoal passou a se preocupar mais com as condições de trabalho e com os benefícios disponibilizados aos seus empregados (GIL, 2009).

Segundo Mintzberg (1995), as organizações costumam possuir características próprias e necessitam ajustar suas políticas e práticas à estrutura correspondente para obter eficiência e eficácia.

Para Araújo (2006) conhecida como administração de Pessoal nos anos de 1930, tinha como principal função recrutar e selecionar, o que era feito de forma bem rudimentar. Passados alguns anos assumiu mais atividades em razão da criação do Ministério do Trabalho e o surgimento das leis trabalhistas, fato que a tornou conhecida como “Departamento De Pessoal”, ao qual cabiam atividades trabalhistas e administrativas como: recrutamento, seleção, admissão, demissão, folha de pagamento.

Os estudos sobre o comportamento humano nas organizações aumentam em número e importância e incluem temas como motivação, liderança, participação nas decisões, resolução de conflitos, saúde e lazer (TONELLI; LACOMBE; CALDAS, 2002).

Segundo Chiavenato (1997) a Administração de Recursos Humanos se consolidou como uma atividade sistêmica, subdividida em cinco subsistemas interdependentes e cada qual se ocupa de atividades específicas.

Os

Relacionados