Ptc2459 redes de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PTC2459 06/04/11

Sistemas de Comunicação 5 – Introdução às Redes de Pacote

Cristiano Panazio & Celso de Oliveira

Sistemas de Comunicação
Redes locais de computadores, comutação de pacotes, introdução ao IP, UDP e TCP e aplicações

As tecnologias básicas de rede
Redes comutadas e redes de pacotes (redes sem conexão) Já vimos que as redes comutadas, a exemplo das redes telefônicastradicionais, estabelecem circuitos semi-permanentes de comunicação durante desde o estabelecimento de uma conexão até o desligamento. Na rede telefônica, os recursos alocados para a conexão são mantidos independentemente da utilização real da rede por parte dos usuários. No caso do ATM, quando os usuários nada transmitem, os recursos podem ser desviados para outros usuários. Já as redes de pacotes ouredes de comutação de pacotes, desenvolvidas para comunicação entre computadores, utilizam um princípio diferente: as mensagens a serem transmitidas são segmentadas em blocos relativamente pequenos chamados pacotes que são transmitidos independentemente. Cada pacote transporta uma identificação que possibilita ao hardware enviá-lo ao destino. Cabe a uma aplicação do computador de transmissãosegmentar a mensagem em pacotes, e ao computador da recepção reuni-los novamente de forma a recompor a mensagem original. A grande vantagem deste princípio é a melhor utilização dos recursos da rede, pois várias comunicações podem ter lugar virtualmente simultaneamente através do compartilhamento dos recursos da rede. A desvantagem é que, à medida que a atividade de comunicação se intensifica, querpelo aumento do número de usuários desejando comunicar-se, quer pelo aumento do volume de dados gerado pelos usuários, pode ocorrer uma sobrecarga na rede implicando em maior demora no envio de informação. Redes locais e redes de longa distância As redes locais (LAN – Local Área Network), que operam em pequenas áreas geográficas tais como um andar de um prédio ou um escritório, têm característicasem geral diferentes das redes de áreas amplas (WAN – Wide Área Network). Por exemplo, as redes de longa distância podem envolver até distâncias intercontinentais, e o atraso de transmissão pode variar até décimos de segundos1. As velocidades das redes de longa distância podem variar desde 56kb/s até 2,5Gb/s ou mais2. As tecnologias de redes locais possuem velocidades tipicamente de 10Mb/s ou100Mb/s (a exemplo das redes Ethernet 10base-T e 100base-T), sendo o retardo típico de transmissão da ordem de décimos de milisegundos até alguns milisegundos (naturalmente na ausência de congestionamento). Uma LAN pode ser passiva, por exemplo, um simples cabo coaxial que interliga os computadores da rede. Estes, em suas interfaces de rede possuem dispositivos eletrônicos para gerar e receber os sinaiselétricos que trafegam pelo cabo.

1 2

Principalmente quando a transmissão envolver enlaces através de satélites. Pode-se utilizar, por exemplo, desde um modem analógico a 56kb/s até enlaces SDH dedicados em hierarquia STM-1 (155Mb/s), STM-4 (622Mb/s), STM-16 (2,5Gb/s) ou STM-64 (10Gb/s).

1

PTC2459 06/04/11

Sistemas de Comunicação 5 – Introdução às Redes de Pacote

CristianoPanazio & Celso de Oliveira

Figura 1 – rede local passiva: os computadores possuem dispositivos eletrônicos para inserir e extrair pacotes

Já na tecnologia de redes de longa distância são utilizados comutadores de pacotes3 interligados por uma rede de transporte4. Neste sentido, ligar um computador de usuário a uma rede de pacotes de longa distância significa ligá-lo a um dos comutadores depacotes da rede. Cada comutador de pacotes vai introduzir um atraso para receber os pacotes e enviá-lo ao comutador seguinte. Exemplo de LAN: Ethernet (IEEE 802.3) A Ethernet é uma tecnologia de rede local criada pela XEROX PARC na década de 1970, e padronizada por Xerox, Intel e Digital em 1978. Na sua implementação original utilizava um cabo coaxial partilhado pelos computadores na forma de...
tracking img