PSORÍASE

1454 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
FACULDADE DE FARMÁCIA

Psoríase

Professora: Ana Paula Alencar de Souza
 Acadêmicos:






Charles Xavier de Amorim
Dálete Ibernon Amorim
Ecilanja Souza dos Santos
Eduardo Venceslau
Elinelma Castro Pedroso







Eliziane Lima da Silva
Lucemi Pereira Gibson
Luciene Freire Seixas
Rizonildo Lima dos Santos
Suziane Freitas Souza

2

Luciene

Introdução
A pele contem uma variedade de tipos celulares e mediadores que juntos constituem seu sistema imune e desenvolvem a proteção do corpo humano contra agentes externos.
Embora a ativação do sistema imune seja um fenômeno de proteção que visa remover antígenos, tantos mecanismos mediados por células podem resultar em dano inflamatório crônico ao tecido e iniciar um estado patológico como o da psoríase.
3

Luciene

4

Lucemi

Definição
 Psoríase e uma doença inflamatória sistêmica de evolução crônica, com predileção pelo acometimento da pele e articulações.
 Na pele, caracteriza-se por lesões eritematodescamativas múltiplas pelas quais podem formar placas.  Acomete áreas de extensão e o couro cabeludo, e, em certas circunstancias, a pele de maneira generalizada: eritrodermia.  Nas articulações, ataca a inserção dos tendões, com dor e inflamação, seguindo-se de deformidade articular, principalmente nas pequenas articulações.

5

Lucemi

Definição
É uma doença de etiologia multifatorial, em que fatores genéticos e influencias ambientais levam a disfunção imune celular, responsável pelo quadro inflamatório característico.
Apresenta caráter recidivante e pode levar a grandes repercussões clinicas sistêmicas, já que envolvem diferentes comorbidades.
O impacto negativo na qualidade de vida e sua alta prevalência fazem da psoríase uma doença de caráter social muito importante.

6

Lucemi

Tipos de Psoríase
 Baseado no local da lesão e em suas características clinicas, a psoríase e

Relacionados