Psoriase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC
CURSO DE FARMÁCIA

MARIO CESAR DE MACEDO
JURANDIR GONÇALVES
ROSALVA L. MACHADO
SILMARA KONKOL
SIMONÍ POSSAMAI

PISORÍASE

CANOINHAS
2012
MARIO CESAR DE MACEDO
JURANDIR GONÇALVES
RIOSALVA L. MACHADO
SILMARA KONKOL
SIMONI POSSAMAI

PSORÍASE

Trabalho apresentado para a disciplina de Histologia, do curso de Farmácia, ministrado pela Universidadedo Contestado – UNC.
Professora: Liz Regina

CANOINHAS
2012
INTRODUÇÃO

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início sejamais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.

1 PSORÍASE

Dermatose crônica caracterizada eletivamente por lesões eritemato-escamosas, ocorre igualmente em ambos os sexos, pode aparecer em qualquer idade, sendo mais frequente na terceira e quarta décadas da vida. Foi descrita porHipocrates (460-377 a.C.) com os termos psora e lepra que Willan (1757-1812) descreveu como duas entidades, lepra graecorum e psora lepra. Posteriormente, Hebra (1816-1880) mostrou ser uma única afecção que foi chamada psoríase. Sendo no Brasil a incidência de 1% da população afetada.

2 PATOGONIA

A causa da psoríase é desconhecida. A predisposição a doença é geneticamente determinada. Estudospopulacionais mostram marcada agregação familiar com 30% dos doentes referindo um parente afetado. A concordância da psoríase em gêmeos monozigóticos é de 65% a 70%, sendo 15% a 20% em gêmeos dizigóticos. A não ocorrência de 100% entre os monozigóticos indica que fatores ambientais contribuem na etiologia da moléstia.
A psoríase pode ser diferenciada geneticamente em dois tipos:
Psoríase tipo I:começo antes dos 40 anos, incidência familiar e forte associação com antígenos de histocompatibilidade.
Psoríase do tipo II: inicio apos os 40 anos, menor prevalência familiar e menor correlação com antígenos de histocompatibilidade.
Estudos mais recentes sugerem que o modo de herança da doença é multifatorial, implicando o efeitos de diversos genes com fatores desencadeantes desempenhandopapel importante na expressão da doença.
Diversos fatores tem sido implicados no desencadeamento ou na exacerbação da psoríase:
Trauma cutâneo de diversas naturezas: físico, químico, elétrico, cirúrgico, inflamatório. Psoríase é uma das condições dermatológicas em que o trauma pode determinar o aparecimento de lesão em área não comprometida- fenômeno isomórfico. Esse fenômeno pode ser verificado em38% a 76% dos doentes.
Infecções já foram implicadas no desencadeamento ou agravamento da psoríase. Há mais de 50 anos se reconhece o possível papel do estreptococo beta- hemolítico no desencadeamento da psoríase aguda, em gotas. Doentes com infecção pelo vírus imunodeficiência humana (HIV) apresentam exacerbação importante da moléstia.
Certa drogas como o lítio, beta- bloqueadores,antimaláricos e anti-inflamatórios não- hormonais, via de regra, agravam a psoríase. A administração e interrupção de corticoides sistêmico podem resultar no agravamento da condição ou até no desenvolvimento de forma grave de psoríase- a psoríase pustulosa generalizada, forma que também pode ser desencadeada por hipocacemia.
Estresse emocional é muitas vezes relacionados pelo doente, ao desencadeamento ouexacerbação da doença.
Outros fatores, como distúrbios endócrinos e metabólicos, ingestão aumentada de álcool, variações climáticas, também foram já implicados.
Na patogenia da pasoriase há a aceleração do ciclo germinativo epidérmico, aumentado das células em proliferação, com marcado encurtamento do tempo da renovação celular na epiderme das lesões. Proliferação epidérmica aumentada é também...
tracking img