Psicoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Que é, Como Funciona e o Que a Psicoterapia Pode Fazer Por Você |
|
|
Saiba aqui o que é psicoterapia, como ela funciona e o que ela pode fazer por você.

O Que é Psicoterapia?

Psicoterapia, de um modo geral e simplificado, é todo tratamento no qual uma pessoa capacitada (psicólogo), utilizando-se de meios psicológicos, auxilia outra a resolver seus problemas. Esta ajuda é oresultado do empenho do paciente e da influência que o terapeuta exerce sobre este, valendo-se de intervenções verbais, comunicação não-verbal e de um ambiente psicoterápico estruturado.

Que Elementos Estão Presentes na Psicoterapia?

1. A relação paciente-terapeuta
Esta relação é geralmente intensa, emocionalmente carregada, e de confiança no terapeuta. De um lado está o terapeuta, com suacompetência, sua função de ajudador, seu conhecimento científico; do outro lado, o paciente, com seu sofrimento, suas questões sem respostas, sua dificuldade temporária para resolver seus problemas e conflitos, sua necessidade de ajuda, sua capacidade de cooperar com o terapeuta, e uma auto-estima que precisa ser melhorada.
2. Aceitação e apoio do paciente
O terapeuta parte sempre do princípio de queseu paciente merece todo respeito e ajuda necessária, apesar dos sintomas e problemas que esteja apresentando. Esta aceitação incondicional da pessoa provoca por si só uma melhora na auto-estima.
3. Oportunidade de expressão das emoções
Durante a terapia o paciente é encorajado a se dar conta e a expressar seus desejos, impulsos e sentimentos. Essa expressão em um ambiente de aceitação, além deproduzir um alívio, permite que os aspectos vistos como maus possam ser aceitos e integrados. Reconhecê-los e expressá-los permitem ao paciente um senso de maior domínio, além da oportunidade de poder escolher novos caminhos e formas mais saudáveis e funcionais de se comportar ante a vida e ante as situações conflituosas.
4. Uma teoria ou explicação racional
Existem diferentes correntes empsicoterapia: psicanálise, cognitivo-comportamental, existencial-humanista, gestalt-terapia, reichiana, junguiana, etc. Cada corrente oferece uma explicação racional ou uma teoria sobre as causas dos sintomas ou comportamentos indesejáveis, e as formas como poderão ser modificados. Todas as teorias psicológicas são igualmente válidas e eficazes. São formas diferentes de se olhar ou estudar um mesmoobjeto: o ser humano e seu comportamento saudável ou patológico. Cada terapeuta, geralmente, escolhe uma dessas teorias e se especializa nela. Esse referencial teórico e prático dá ao terapeuta maior segurança porque ele passa a dispor de um método de trabalho no qual acredita, aumentando a confiança e segurança do paciente.

O Que a Psicoterapia Pode Fazer Pelo Paciente?

1. Experiência afetivaA psicoterapia provoca uma mobilização dos sentimentos e seu desbloqueio, reduzindo as resistências e defesas, deixando o paciente mais sensível às mudanças. Este desbloqueio torna possível a expressão curadora do material reprimido (pensamentos e sentimentos negativos), que pode produzir um efeito intenso no momento em que é liberado, trazendo resultados benéficos ao paciente a longo prazo.
2.Novas habilidades cognitivas
Em todo processo psicoterápico há uma maior ou menor aquisição e integração de novas percepções e novos padrões de pensamento e de autoconhecimento. Estes elementos racionais permitem a pessoa se reorganizar, se integrar e buscar mudanças; estabelece um novo equilíbrio emocional e o autocontrole, uma vez que o paciente usa estas novas habilidades intelectuais paraavaliar a si mesmo, as suas convicções, o ambiente que o cerca, seu próprio problema ou dificuldade, e a melhor estratégia de enfrentamento.
3. Mudanças no comportamento
Na psicoterapia ocorre sempre algum tipo de aprendizagem sobre o próprio paciente e sobre a questão que este traz para a terapia. Conseqüentemente, ocorre uma modificação de seu comportamento ineficaz ou patológico e maior...
tracking img