Psicoterapia breve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos da Psicoterapia Breve

O objetivo da Técnica Focal não é atingir todos os aspectos de mudanças estruturais, mas sim, dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida. O papel do terapeuta será o de catalisador nesse processo de facilitação de mudançasproporcionando Experiências Emocionais Corretivas.
A Técnica Focal tem se provado extremamente eficaz em alguns transtornos mentais tais como: 
- Transtornos depressivos
- Transtornos ansiosos
- Transtornos de comportamento
- Transtornos alimentares 
- Reações de ajustamento 
- Transtorno de estresses pós-traumático

EFEITO CARAMBOLA
Carambola é a expressão usada para identificar umajogada de bilhar ou sinuca em que uma determinada bola ao ser impulsionada por um taco, gera movimento em outras bolas que não haviam sido atingidas diretamente mas que passam a mover-se impulsionadas pelo movimento gerado pela primeira bola.
O Efeito Carambola encontra-se fundamentado nas neurociências. A partir das Experiências Emocionais Corretivas (E.E.C.) é possível uma formatação biológica dodomínio psicológico da ordenação e construção da experiência. Com isso propicia-se o estabelecimento de novas redes de conexões neuronais. 

TIPOS DE PSICOTERAPIA BREVE 
a) Psicoterapia breve mobilizadora.
Trata-se de um processo que tem como objetivo a evidenciação da ansiedade contida em processes mórbidos apresentados pelo paciente, mas que, devido a diversos fatores, ainda não seencontra apto (ou mobilizado) para se submeter a um processo psicoterápico. 
b) Psicoterapia breve de apoio.
Trata-se, por sua vez, de um processo de ação terapêutica que tem como objetivo diminuir a ansiedade de um paciente que sofra de dificuldades emocionais, sejam elas de que origem for. Notadamente eficiente no acompanhamento de pacientes da área hospitalar cuja principal dificuldade está em lidaradequadamente com algum distúrbio somático que o levou ao hospital, seja clínico ou cirúrgico. 
c) Psicoterapia breve resolutiva.
Destina-se a procurar a origem intrapsíquica que originou a situação de crise vivida pelo paciente com o objetivo de efetivamente resolver o quadro apresentado, com a resolução do problema. É o tipo de Psicoterapia Breve que tem em sua determinação o principalobjetivo de uma psicoterapia que é óbvio ao meu ver, ser terapêutico, isto é, efetivamente tratar. 
Tendo então delimitado o campo em que se pretende trabalhar, isto é, o terapêutico, salientam-se algumas questões básicas como: as indicações dessa modalidade de tratamento, o problema da "focalização", a duração do processo, o prognóstico esperado e, destacadamente, a metodologia adequada a este tipo deprocesso. 

a) Aceitar a realidade de seu ser-no-mundo, isto é, como a pessoa é e quais são as suas reais possibilidades de ser e agir; 
b) Penetrar no psiquismo da pessoa e ajudá-la na realização de si mesma, a continuar seguindo o caminho de sua vida que foi interrompido pelo estabelecimento de uma situação especial de "doença" (uma crise, por exemplo) e permitir que ela tenha domínio sobresuas próprias variáveis individuais. 
c) O objetivo deve ser reintegrar o "doente" na cultura a que pertence, ajudando-o a manifestar todo o seu potencial possível, restabelecendo seu potencial criativo e sua espontaneidade. 

FOCALIZAÇÃO. 
Um outro ponto importante a ser abordado na delimitação teórica da Psicoterapia Breve é o conceito de foco. Lemgruber (1984) define como foco: o materialconsciente e inconsciente do paciente, delimitado como uma área a ser trabalhada no processo terapêutico através de avaliação e planejamento prévios. 
Ora, em uma situação terapêutica, temos como um único foco em seus diversos níveis - a situação trazida por um paciente em que a "porta de entrada" seja realmente uma série de sintomas somáticos (taquicardia, palpitações, falta-de-ar, tonturas),...
tracking img