psicoterapia breve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com LEMGRUBER (1984) a psicoterapia breve é uma técnica específica, que deve ser realizada apenas por terapeutas treinados especialmente para tal, possui características próprias e que nãosignificam simplesmente o encurtamento de um processo terapêutico. Se assim fosse, qualquer técnica terapêutica poderia ser chamada de psicoterapia breve, desde que reduzisse o número de sessõese/ou encurtasse a duração do tratamento.
A Psicoterapia Breve pode ser muito eficaz quando praticada por um profissional com uma boa formação e experiência.
Um dos aspectos mais importantes daPsicoterapia breve é o tempo. Este aparece de maneiras diferentes e deve ser levado em consideração de acordo com cada caso.
Freud foi pioneiro na prática deste modelo de Psicoterapia, chegou a fazeralgumas análises curtas, sobretudo de pacientes ricos e famosos que permaneciam em Viena por pouco tempo, atraídos pelo prestígio e carisma de Freud.
Ao falar do tempo, Freud (1996), diferenciava-o emdois momentos, um cronológico o tempo da consciência, sendo ilusório, e o tempo não linear, e o do inconsciente que de fato faz o sujeito movimentar-se no mundo.
Já Lacan, refere-se ao tempo doanalisando como função subjetiva, na qual o tempo cronológico cede lugar ao tempo lógico que é o tempo do inconsciente. Quando ele se referiu às sessões curtas baseadas no tempo lógico, ele falou de umtempo variável que é o tempo de cada um, inserido ao seu processo de análise.
Lacan aborda ainda que existem três momentos lógicos a partir dos quais é possível verificar a gênese do sujeito. Oinstante de olhar, Momento de Compreender e Momento de Concluir.
A partir das teorias apresentadas sobre o tempo em Psicoterapia breve, podemos concluir que o tempo lógico de Lacan é uma ótimaapresentação do papel do tempo na mesma.
O tempo tem uma importância fundamental na Psicoterapia Breve desde a duração das sessões, a Psicoterapia Breve não pode ser considerada apenas encurtamento de...