Psicoterapia breve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Caratinga – UNEC
Curso de Psicologia - Psicologia Hospitalar


* Fazer um estudo referente à Psicoterapia Breve: características, vantagens de sua utilização noHospital, principais recursos e instrumentos terapêuticos utilizados com pacientes hospitalizados.
A psicoterapia breve surgiu como uma opção de atendimento, pois muitas das vezes os métodos tradicionaisde atendimento psicoterápico mostraram-se insuficientes para satisfazer as necessidades concretas do paciente.
È um tratamento de natureza psicológica, de inspiração psicanalítica, cuja duração élimitada, na qual busca-se obter uma melhora da qualidade de vida em curto prazo, escolhendo um determinado problema mais premente e focando os esforços na sua resolução. Não se diferencia daspsicoterapias de longo prazo na qualidade dos resultados se respeitados as características e limites de sua indicação (LEMGRUBER, 1990). O fato de ser breve, não indica que não seja profunda em seus propósitos.Essa intervenção possui estratégias próprias de trabalho, pois considera o paciente enfermo como sendo complexo e multideterminado, portanto exige do terapeuta uma postura mais flexibilidade eativa, tanto em sua intervenção quanto na escolha das técnicas a serem utilizadas.
É considerada variável, ligada ao objeto, atenta ao foco do trabalho e utiliza intervenções adequadas às condições dopaciente considerando então cada tipo de situação concreta. A psicoterapia breve visa manter a focalização e tentar atingir os objetivos no tempo proposto.
Em instituições a psicoterapia breve parte deuma avaliação exaustiva, envolvendo a história dinâmica do paciente e as condições atuais de vida e são utilizados como recursos terapêuticos, oferecer ao paciente um clima permissivo, vínculosinterpessoais novos, que favoreçam a catarse de suas fantasias, temores, desejos censurados em seu meio habitual; encorajar o paciente a desenvolver sua capacidade de discriminação e ajustamento...
tracking img