Psicoterapia adolelescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
PSICOLOGIA

PSICOTERAPIA ADOLESCENTE
Psicanálise: Procedimentos Metodológicos de Intervenção

GABRIELE MENEZES DA COSTA
LUAINE ALVES BOTEGA
THAMIRES TEIXEIRA TONZAR

ARAÇATUBA/SP
2012

INTRODUÇÃO
A adolescência é caracterizada por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. É nesta fase que se inicia o desenvolvimento sexual e existe uma aceleraçãodo desenvolvimento cognitivo, tornando-se o pensamento abstrato e voltado para o futuro. Observa-se também a consolidação da personalidade e uma passagem da independência dos pais para dependência do grupo. Este período é marcado por crises e permeado por conflitos, vivenciando o adolescente a oscilação de humor, sentimentos de fragilidade, impotência, generosidade, agressividade e medo.
Aadolescência é uma época ótima para iniciarmos um trabalho de psicoterapia. O adolescente vive uma fase de revisão de tudo que já aprendeu até então. As estruturas de personalidade ainda não estão completamente sedimentadas e, portanto, existe muita mobilidade – no sentido de criar novas alternativas. Nesta etapa tudo pode ser modificado.
 Seu script de vida se mostrará – através de seu corpo, de suaatitude, das suas idéias e sentimentos.
É um trabalho poderoso, que irá gerar grandes repercussões na definição da vida futura deste jovem, pois nesta época as decisões básicas da vida – escolha da profissão, escolha do parceiro, viagens – estarão em pauta, e o terapeuta entrará, então, facilitando o processo, removendo aquilo que impede o potencial total do adolescente.
O terapeuta deve ironde o adolescente está; e deve partir deste ponto.
E COMO PARTIR DESTE PONTO?
Quando trabalhamos com um adolescente, navegamos pelas características peculiares da fase que ele vive. Por exemplo, a tendência à onipotência, que nada mais é do que a contraparte diante da grande impotência que sente frente à sua própria construção no mundo.
Navegamos pela rebeldia, pelas oscilações de humor, pelascontradições. Isto exige um terapeuta sabedor da realidade externa – que certamente influenciará o adolescente –; um terapeuta móvel e que o cative pelo encantamento que sente diante do delinear deste ser.
A terapia necessita de atualização e humor, uma vez que os adolescentes gostam de rir e brincar. Deve ser lúdica, móvel, dinâmica – não monótona – porque o adolescente traz características dainfância. Por isto, muitas vezes, parte do trabalho é feito de "brincadeiras" que, posteriormente, levam a um relaxamento e a vivências muito profundas – a terapia deve desenvolver o autoconhecimento e o pensamento analítico. 
Para o terapeuta, também são essenciais flexibilidade, criatividade e, acima de tudo, muito amor – então o adolescente perceberá o quanto pode beneficiar-se e buscará,sempre que necessário, o trabalho de facilitação do surgimento da pessoa que ele é. 
A linguagem utilizada é outro ponto a ser considerado: ela deve ser acessível e ter vida. Não há como tratar adolescentes usando uma linguagem muito difícil – simplesmente eles não gostam. Reside aí uma das vantagens de poder usar Análise Transacional no trabalho com adolescentes – podemos utilizar uma linguagemsimples, próxima da vivência deles; portanto, facilmente entendível. Além disso, o que é dito deve ter coerência com a pessoa do terapeuta. Os adolescentes são muito atentos à linguagem não verbal dele. Se o terapeuta tem dúvida ou não gostou de alguma brincadeira, é importante deixar isto claro, apontar os limites. Eles também gostam de saber algumas posições do terapeuta – a neutralidade é um bomjeito de espantá-los da terapia. É importante ser autêntico e confiável.
SOFRIMENTOS PSIQUICOS NESTA FASE
Millonschik (2004), ao tratar do sofrimento psíquico na adolescência, pontua que é como se o adolescente tivesse perdido uma casca e ainda não houvesse reconstruído outra, o que o torna muito vulnerável do ponto de vista emocional. Essa maior suscetibilidade pode ocasionar sentimentos de...
tracking img