Psicossomáticas

Páginas: 2 (276 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
As doenças psicossomáticas podem exercer ação na saúde do corpo de maneira intensa.
A hipófise, uma glândula que possui ligação com a região do hipotálamo no cérebro, é aresponsável pelo mecanismo que desencadeia a doença, uma vez que ela produz hormônios que controlam todas as funções do organismo.

As emoções e sentimentos mais fortes sãopercebidos pelo hipotálamo, estas emoções alteram as funções do hipotálamo e sua conexão com a hipófise. As doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadasou agravadas pela tensão nervosa são resultados desta alteração. Sendo assim, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas têm componente psíquico, a manifestação de doençasorgânicas é ocasionada por problemas emocionais.

O corpo possui suas próprias defesas, ou seja, ele manifesta, coloca para fora as emoções que às vezes a pessoa tenta esconder pormeio de tremor, dores de barriga, gestos e travamento de dentes.

Literalmente falando, doença psicossomática é quando problemas psicológicos se tornam físicos. A explicaçãoseria que a mente não conseguiria resolver com o problema com os mecanismos de defesa então "jogaria" o "problema" e/ou "ameaça" para o corpo excluir em forma de doença, sintomas.Exemplos de doenças psicossomáticas seriam:

Artrite
Câncer (depende do câncer)
Manchas no corpo
Úlcera
Problemas nos olhos como hipermetropia, astigmatismo, miopia.Mas é lógico que isso pode variar dependendo da qualidade de vida da pessoa, por exemplo: se pessoa fuma muito desde quando é jovem é quase certeza que terá um câncer no pulmãoou até de boca (por causa do cigarro e não de problemas psicológicos). Normalmente pessoas reclamam de dores em certas partes do corpo, isso pode ser um sintoma psicossomático.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicossomatica
  • Psicossomática
  • Psicossomatica
  • Psicossomática
  • Psicossomatica
  • psicossomática
  • Psicossomática
  • Psicossomatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!