Psicossomática e fisioterapia no câncer de mama

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
1. Definição de Psicossomática
A palavra psicossomática é formada pelas palavras gregas: psique (alma) + soma (corpo). Na Grécia antiga escolas médicas, disputavam entre si, a primazia de atender melhor o paciente. Como deveriam atuar? Tratar o doente ou a doença? Essa preocupação demonstrava claramente que já estabeleciam uma ligação íntima entre corpo e mente (ANGERAMI - 2002).
Psicossomáticaé uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, é um campo de pesquisa sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma pratica de uma medicina integral. É uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades, tanto da medicina quanto da psicologia, para estudar os efeitos de fatos sociais e psicológicos sobre o bem-estar das pessoas (MELLO – 1992).
A psicossomáticaevoluiu em três fases:
1° - Inicial, ou psicanalítica, com predomínio dos estudos sobre a gênese inconsciente das enfermidades, as teorias da regressão e sobre os benefícios secundários do adoecer;
2° - Intermediaria, ou bahaviourista, caracterizada pelo estimulo á pesquisa em homens e animais, tentando enquadrar os achados á luz das ciências exatas e dando um grande estimulo aos estudos sobreestresse;
3° - Atual ou multidisciplinar, em que vem emergindo a importância do social e da visão da Psicossomática como uma atividade essencialmente de interconexão entre vários profissionais da saúde (MELLO – 1992)..
Recentemente a psicossomática pode vir a assumir seu verdadeiro papel integrador e multidisciplinar direcionando e analisando de um modo muito mais rico e complexo as causas eefeitos presentes na evolução de uma enfermidade (MELLO – 1992).
Existe ainda a psicossomática enquanto postura profissional, que é a postura de trabalhar com os fatos objetivos e subjetivos do paciente simultaneamente. Esta, diferente da postura clássica da psicologia e da medicina, visa uma postura em que o profissional esta atento ao mesmo tempo ás dimensões objetivas e subjetivas da pessoa. Osaber da psicossomática existe exclusivamente para ampliar e fortalecer os recursos diagnósticos e terapêuticos na medicina baseada em evidencias, e nunca para substituí-los (ORGEN – 2004).
Em resumo a Psicossomática pode ser definida como sendo o mecanismo de interação entre dimensões mental e corporal da pessoa, e também a dimensão contextual, ou seja, estuda como o fator corporal esta integrado aofator psíquico, que, por sua vez, esta integrado no fato relacional ambiental.(ANGERAMI – 2002).

2. Fisioterapia e Psicossomática

Para se ter certeza de que o paciente a ser tratado possui uma doença Psicossomática é importante primeiro eliminar toda e qualquer causa orgânica. É importante lembrar que mesmo com uma doença emocional o paciente ira necessitar de tratamento, pois ossintomas que ela apresenta não são imaginários e exigem cuidados específicos ( MELLO – 1992)
A Psicossomática propõem uma integração entre diversas áreas e profissionais da saúde visando atender e entender o ser humano de forma integral. Entre esses profissionais podemos citar o fisioterapeuta. O fisioterapeuta tem um papel fundamental na prevenção e reabilitação de pacientes que passam ou passarampor algum trauma ou patologia e, assim como os demais profissionais da equipe multidisciplinar, deve estar atento e preparado para tratar as doenças psicossomáticas e suas conseqüências (ORGEN – 2004).

3. Definição do campo de atuação

A fisioterapia possui um vasto campo de atuação entre as áreas da saúde e visa em geral à prevenção, o tratamento e a reabilitação da saúde. O fisioterapeutapode exercer suas funções em hospitais, clinica e em áreas variadas como ortopedia, pediatria, pneumologia. Buscando sempre atender o paciente como um todo.
A área de atuação que decidimos explorar será a oncologia dando ênfase ao câncer de mama. A oncologia ou cancerologia é uma área da medicina que estuda cancros (tumores malignos) e a forma como essa doença se desenvolve no organismo e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação da fisioterapia no pré e pós-operatório do câncer de mama
  • Psicossomática e câncer
  • Cancêr de mama
  • cancer de mama
  • Cancer de mama
  • Cancer de mama
  • cancer de mama
  • Câncer de Mama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!