Psicossocial INFLU NCIA SOCIAL E OBEDI NCIA

1659 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROCESSOS PSICOSSOCIAIS – INFLUÊNCIA SOCIAL E OBEDIÊNCIA

ANDRÉ COUTO
MARIA EDUARDA MEDEIROS
RAFAELLA CRISTINE

RECIFE/2015

1. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem o objetivo de relacionar os conceitos de processos de influência social à reprodução do experimento das linhas de Asch, feito em sala de aula pela docente Maria de Fátima de Souza Santos, com o objetivo de introduzir aos alunos a teoria da influência social. Durante o teste, uma aluna foi tirada de sala de aula, sem saber que seria testada. A professora Maria de Fátima explicou ao resto do grupo como seria aplicado o experimento, e que todos da sala deveriam insistir nas mesmas respostas erradas, previamente acordadas, à cada perguntas sobre a comparação dos tamanhos das linhas. Com essa investigação, Asch procurou estudar as condições que podiam levar as pessoas a permanecerem independentes ou a se submeterem às pressões do grupo, quando confrontadas com posições contrárias as suas. 2.
DISCUSSÃO

"Em sociedade, as pessoas dependem umas das outras para a compreensão, o sentimento e a expansão do sentido da realidade. Este fenômeno é denominado de influência social, que Asch (1952/1977, p. 379) define como "a influência de condições sociais na formação e modificação de juízos e opiniões.". Portanto, a influência social ocorre quando as ações de uma pessoa resultam na ação de outra.
Os estudos sobre a influência social têm apresentado, como principal objetivo, a apresentação do modo como a convivência social pode influenciar a formação de valores, crenças, atitudes sociais e opiniões pessoais, contribuindo para o estabelecimento das normas

Relacionados

  • O sagrado na cultura bantu
    7693 palavras | 31 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas