Psicosociologia das organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Espiritualidade na Empresa:
O grande capital desta era

Resumo

O tema da espiritualidade, quer no dia-a-dia, quer no trabalho cresce de forma intensa, nos últimos anos particularmente também no mundo empresarial. A espiritualidade que sempre esteve mais restrita às religiões, hoje assume uma nova postura ao apresentar técnicas e actividades, inserindo-se como uma dimensão estratégica namedida em que dá significado à missão da empresa e ao trabalho das pessoas.
Pretendo reflectir sobre a importância do desenvolvimento espiritual, bem como dos seus benefícios, seus efeitos, estimulando o equilíbrio e os crescimentos das pessoas e das empresas.
É de vital importância que se possa entender que a espiritualidade configura-se como um caminho que ajuda a desenvolver a consciência deestar neste mundo de modo responsável. Ser responsável por si mesmo significa ser responsável também pelos outros. Para tornar possível o alcance da consciência desse facto, é preciso libertar a própria essência.
Está na essência de cada um maior potencial de contribuição à disposição da sociedade. A espiritualidade pode ajudar a assumir os compromissos perante a vida em todas os sentidos, sendo aresponsabilidade profissional apenas mais uma.

Introdução

A rápida transformação pela qual as pessoas estão passando, nos vários aspectos de suas vidas, faz com que toda a segurança que se tinha no material e no concreto se desvaneça. As dimensões do intangível começam a se tornar mais presentes, e com isso, os processos de transformação individual, empresarial, social e planetária começam afazer sentido e a tomar o seu lugar.
Tudo está perfeito no ritmo em que está acontecendo! É oportuno lembrar a conhecida frase de Teilhard de Chardin “não somos seres humanos tendo experiências espirituais; antes, somos seres espirituais tendo experiências humanas”. Esse enfoque, se bem referido e observado, apresenta uma outra visão, uma nova forma de ver, que inclusive, poderá mudar muitosparadigmas. Independentemente do enfoque espiritualista, o que realmente mais se destaca é que se precisa crer para ver.
Quando as pessoas se ligam à dimensão espiritual nas tarefas do quotidiano, novos significados surgem. Um exemplo disso é que, em qualquer relacionamento, quando se olha para outra pessoa como um Ser em processo de evolução, semelhante a todos os outros, é muito mais fácil oentendimento.
Considerando a evolução do tema na realidade empresarial, é fundamental reflectir sobre: o que as lideranças de alguns sectores empresariais entendem por espiritualidade? Quais os efeitos, e que iniciativas e/ou actividades estão adoptando para o processo de desenvolvimento quer para o lado espiritual individual, bem como dos seus lideres e colaboradores?
O objectivo geral é conhecer avisão sobre a espiritualidade, e o objectivo especifico, identificar qual a importância que as empresas atribuem para o desenvolvimento do lado espiritual, elucidando a necessidade de recriar valores nas lideranças, identificar emoções, aprender a sentir, ver além do convencional os valores superiores, incentivando, assim o sentido de parcerias, criatividades, cooperação e trabalho em equipa.Devido à grande aspiração pela “paz espiritual e individual” que as pessoas no mundo ocidental vêm procurando, seja em suas casas seja nas organizações, torna-se necessário explorar, com mais intensidade, os padrões e valores que estão sendo cultivados. Para isso é necessário envolver todas as pessoas que fazem parte do processo produtivo, num sistema de procura contínua do bem-estar no ambiente detrabalho, interligando os desejos pessoais com os procedimentos da empresa.
Sua Santidade o Dalai-Lama referencia, que a espiritualidade – será tudo aquilo que proporcionar mudanças interiores no ser humana, ou seja, uma reacção em cadeia de mudanças.

A espiritualidade na sua essência

A espiritualidade é uma das fontes primordiais, embora não seja a única, é uma nova inspiração, de...
tracking img